Documentos e Formulários

Diárias, Passagens, Ajuda de Custo e Reembolso PROAP

Instruções

O(A) interessado(a) deverá enviar à Secretaria do PPGI por e-mail o formulário de solicitação, preenchido e assinado digitalmente com senha eletrônica por meio do Protocolo UFES (Lepisma) pelo(a) docente (para as solicitações dos docentes) ou pelo(a) orientador(a) do(a) discente (para as solicitações dos discentes), e os demais documentos exigidos. O e-mail deverá ter o assunto “Solicitação de Recurso PROAP”.

Formulários

Os formulários de solicitação e a especificação dos demais documentos exigidos estão disponíveis nas páginas abaixo.

Antes de enviar a solicitação, leia as regras para uso do recurso PROAP do PPGI descritas na página abaixo.


Matrícula

Instruções

O(A) estudante deverá efetivar a matrícula nas duas primeiras semanas do período letivo definido pelo Calendário da Acadêmico (https://prograd.ufes.br/calendario-academico). Para efetivar a matrícula, o(a) estudante deverá preencher o Formulário Online de Solicitação de Matrícula, anexando:

  • uma versão em PDF do Formulário Offline de Solicitação de Matrícula, preenchido e assinado digitalmente com senha eletrônica por meio do Protocolo UFES (Lepisma) pelo(a) orientador(a) e da Assinatura Eletrônica do gov.br* (https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica) pelo(a) estudante; 
  • uma cópia em PDF do comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19 do órgão de saúde competente; e
  • caso seja a primeira matrícula,
    • uma cópia em PDF do diploma de graduação ou comprovante de colação de grau em curso de graduação fornecido pelo órgão competente da Instituição de Ensino Superior;
    • uma cópia em PDF de comprovante de quitação com a justiça eleitoral; e
    • uma versão em PDF do Termo de Orientação, preenchido e assinado digitalmente com senha eletrônica por meio do Protocolo UFES (Lepisma) pelo(a) orientador(a).

Notem que:

  • caso o candidato ainda não tenha o diploma de graduação ou um comprovante de colação de grau em curso de graduação, ele deverá preencher o Formulário sem esse documento; porém, a matrícula será efetivada somente após a anexação desse documento até o final do período de ajuste de matrícula de acordo com o Calendário Acadêmico;
  • o Termo de Orientação deverá ser obtido com um professor da linha de pesquisa de interesse que ofereceu vaga no Edital de Mestrado em Informática (ver Anexo V do Edital)  e, para consegui-lo, o candidato deverá entrar em contato com os professores;
  • as disciplinas deverão ser escolhidas sob a supervisão do orientador; e
  • caso o candidato não obtenha o Termo de Orientação com um professor, ele deverá efetivar a matrícula somente na disciplina Dissertação de Mestrado. Após o período de matrícula, a Coordenação atribuirá ao candidato um orientador (não necessariamente na linha de pesquisa de interesse). A matrícula nas disciplinas escolhidas sob a supervisão do orientador será feita no período de ajuste de matrícula; porém, o aluno poderá frequentar as aulas das disciplinas assim que elas forem definidas pelo orientador.  

* Favor garantir que as assinaturas feitas por meio do gov.br sejam feitas depois das feitas por meio do Lepisma, dado que o Lepisma invalida a conferência da assinatura do gov.br.

Formulários

Os formulários de solicitação de matrícula estão disponíveis nos links abaixo.

  • Formulário Online de Solicitação de Matrícula [2022/1]

  • Formulário Offline de Solicitação de Matrícula [DOCX

  • Termo de Orientação [DOCX


Agendamento de Defesa (ou Aprovação em Exame de Qualificação de Doutorado)

Instruções

Até 15 (quinze) dias antes da defesa (ou exame), o(a) estudante deverá enviar à Secretaria do PPGI por e-mail o Formulário de Solicitação de Agendamento de Defesa (ou Aprovação em Exame de Qualificação de Doutorado), preenchido e assinado digitalmente com senha eletrônica por meio do Protocolo UFES (Lepisma) pelo(a) orientador(a) e da Assinatura Eletrônica do gov.br* (https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica) pelo(a) estudante. O(A) estudante deverá também anexar ao e-mail os demais documentos exigidos, especificados no final do formulário. O e-mail deverá ter o assunto “Solicitação de Agendamento de Defesa” (ou "Solicitação de Aprovação em Exame de Qualificação de Doutorado").

* Favor garantir que as assinaturas feitas por meio do gov.br sejam feitas depois das feitas por meio do Lepisma, dado que o Lepisma invalida a conferência da assinatura do gov.br.

Formulários

Os formulários de solicitação de agendamento de defesa (ou aprovação em exame) estão disponíveis nos links abaixo.

  • Formulário de Solicitação de Agendamento de Defesa de Dissertação de Mestrado [DOCX

  • Formulário de Solicitação de Aprovação em Exame de Qualificação de Doutorado [DOCX
  • Formulário de Solicitação de Agendamento de Defesa de Proposta de Tese de Doutorado [DOCX

  • Formulário de Solicitação de Agendamento de Defesa de Tese de Doutorado [DOCX


Prorrogação de Prazo

Instruções

Ao ser notificado(a) pela Secretaria do PPGI sobre a finalização do prazo para conclusão do curso, o(a) estudante deverá enviar à Secretaria por e-mail o Formulário de Solicitação de Prorrogação de Prazo, preenchido e assinado digitalmente com senha eletrônica por meio do Protocolo UFES (Lepisma) pelo(a) orientador(a) e da Assinatura Eletrônica do gov.br* (https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica) pelo(a) estudante. O(A) estudante deverá também anexar ao e-mail os demais documentos exigidos, especificados no final do Formulário. O e-mail deverá ter o assunto “Solicitação de Prorrogação de Prazo”.

* Favor garantir que as assinaturas feitas por meio do gov.br sejam feitas depois das feitas por meio do Lepisma, dado que o Lepisma invalida a conferência da assinatura do gov.br.

Formulários

Os formulários de solicitação de prorrogação de prazo estão disponíveis nos links abaixo.

  • Formulário de Solicitação de Prorrogação de Prazo de Defesa de Dissertação de Mestrado [DOCX

  • Formulário de Solicitação de Prorrogação de Prazo de Exame de Qualificação de Doutorado [DOCX

  • Formulário de Solicitação de Prorrogação de Prazo de Defesa de Proposta de Tese de Doutorado [DOCX

  • Formulário de Solicitação de Prorrogação de Prazo de Defesa de Tese de Doutorado [DOCX


Defesa

Instruções

Até 7 (sete) dias antes da defesa, o(a) estudante deverá enviar ao(à) orientador(a) por e-mail os documentos de defesa preenchidos. O e-mail deverá ter o assunto “Documentos de Defesa”. O(A) aluno(a) e o(a) orientador(a) deverão revisar cautelosamente o preenchimento dos documentos, a fim de evitar erros que possam dificultar processos futuros, tais como emissão de diploma.

Durante a defesa, a ata da defesa deve ser preenchida e todos os documentos da defesa devem ser assinados pelos membros da banca. No caso de defesas em que um ou mais membros da banca participem por meio de videoconferência, deve ser observada a Portaria Normativa PRPPG 08/2021 (ou portaria que a venha substituir), que estabelece regras para esse contexto.

Após a defesa, o(a) estudante deverá enviar à Secretaria do PPGI por e-mail os documentos da defesa preenchidos e assinados, e o Formulário de Cadastro de Membro Externo de Banca preenchido (não é necessário assiná-lo) pelos membros externos da banca. O(a) estudante deverá enviar também aos membros da banca por e-mail os documentos da defesa preenchidos e assinados.

Documentos

Os documentos de defesa estão disponíveis nos links abaixo.

Dissertação de Mestrado

  • Registro de Julgamento [DOCX

  • Parecer Único [DOCX

  • Ata [DOCX

  • Folha de Aprovação [DOCX

  • Declaração de Composição de Banca [DOCX]

  • Formulário de Cadastro de Membro Externo de Banca [DOCX

Proposta de Tese de Doutorado

  • Avaliação de Proposta de Tese [DOCX

Tese de Doutorado

  • Registro de Julgamento [DOCX

  • Parecer Único [DOCX

  • Ata [DOCX

  • Folha de Aprovação [DOCX]  

  • Declaração de Composição de Banca [DOCX]

  • Formulário de Cadastro de Membro Externo de Banca [DOCX


Diploma

Os procedimentos para registro da defesa e emissão de diploma estão descritos na seguinte página:


Pós-Doutorado

Os procedimentos para registro de estágio de pós-doutorado estão descritos na seguinte página:


Regimentos, Normas e Resoluções

O novo Regulamento da Pós-Graduação foi instaurado pela Resolução No. 03/2022 aprovada em 28/01/2022. De acordo com o Art. 89 do novo Regulamento, os Programas de Pós-Graduação (PPGs) disporão de prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias, a contar da data de aprovação do novo Regulamento, para realizar as necessárias adaptações em seus regimentos internos. Sendo assim, até 28/07/2022, o PPGI deverá ter o novo Regimento 4.0 aprovado.

Em conformidade com o Art. 3 do novo Regulamento, ele entra em vigor uma semana após a data de sua publicação. Como o novo Regulamento foi publicado em 15/02/2022, ele entrou em vigor em 22/02/2022. Sendo assim, desde 22/02/2022, o PPGI deve seguir o novo Regulamento para administrar todas as suas atividades burocráticas e acadêmicas. Isso implica em que o(a)s estudantes matriculado(a)s após 22/02/2022 já serão regido(a)s pelo novo Regulmento e, para esse(a)s estudantes, qualquer divergência entre o Regimento  PPGI 3.0 vigente  e o novo Regulamento deverá ser tratada considerando o que determina o novo Regulamento.

Notem que, de acordo com o Art. 37 do novo Regulamento, o prazo para conclusão dos cursos de mestrado e doutorado tem limites máximos de 24 e 48 meses, respectivamente.


Chaves

Instruções

Para receber cópias de chaves do prédio CT-13, o(a) interessado(a) deverá preencher o Formulário Online de Declaração de Responsabilidade pelo Recebimento de Chaves do Prédio CT-13, anexando:

Note que o(a) interessado(a) deverá preencher o Formulário associado ao Laboratório do qual recebeu cópias de chaves. Por exemplo, caso tenha recebido as chaves do LCAD, favor preencher o Formulário Online de Declaração de Responsabilidade pelo Recebimento de Chaves do Prédio CT-13 (LCAD).

Formulários

Os formulários de declaração de responsabilidade pelo recebimento de chaves do prédio CT-13 estão disponíveis nas páginas abaixo. 


Outros

  • Modelo de Proposta de Projeto de Pesquisa para Edital de Seleção de Candidatos(as) ao Curso de Doutorado em Ciência da Computação do PPGI [DOCX] [LaTeX]

  • Modelo de Proposta de Pesquisa para Edital de Seleção de Candidatos(as) ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES [DOCX] [LaTeX]

 

Acesso à informação
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