Documentos e Formulários

Matrícula

Instruções

Até o final do período de matrícula definido no Calendário Acadêmico do PPGI, o aluno deverá preencher o Formulário Online de Solicitação de Matrícula, selecionando as disciplinas - sob a supervisão do orientador - e anexando os seguintes documentos:

Caso seja a primeira matrícula no curso de Mestrado em Informática, além dos documentos acima, o candidato deverá anexar também ao Formulário Online de Solicitação de Matrícula os documentos abaixo:

  • Uma cópia em PDF do diploma de graduação ou comprovante de colação de grau em curso de graduação fornecido pelo órgão competente da Instituição de Ensino Superior;
  • Uma cópia em PDF de comprovante de quitação com a justiça eleitoral; e
  • Uma versão em PDF do Termo de Orientação, preenchido e assinado digitalmente com senha eletrônica por meio do Protocolo UFES (Lepisma) pelo orientador.

Note que, para a primeira matrícula no curso de Mestrado em Informática:

  • O candidato deverá entrar em contato com os professores da linha de pesquisa de interesse que ofereceram vaga no Edital a fim de encontrar um orientador. O candidato poderá fazer contato com os professores por meio do Formulário de Contato acessado por intermédio da página Lista de Docentes;
  • Caso o candidato não encontre um orientador até o final do período de matrícula, o Colegiado Acadêmico do PPGI deverá indicar-lhe um orientador a seu critério e não necessariamente da linha de pesquisa de seu interesse, logo após o final do período de matrícula. A indicação de orientadores seguirá um critério que equilibra o número de alunos por professor do Programa.

Note ainda que, na primeira matrícula no curso de Mestrado em Informática:

  • Caso o candidato ainda não tenha obtido diploma de graduação ou comprovante de colação de grau até o final do período de matrícula, deverá enviar o Formulário Online de Solicitação de Matrícula com esse campo vazio. Entretanto, deverá editar o Formulário Online de Solicitação de Matrícula para anexar esse documento até o final do período de ajuste de matrícula definido no Calendário Acadêmico do PPGI, a fim de que sua matrícula no curso de Mestrado seja efetivada; 
  • Caso o candidato ainda não tenha encontrado um orientador até o final do período de matrícula: 
    • No Formulário Online de Solicitação de Matrícula, deverá selecionar no campo "Disciplina 1" a disciplina  "Dissertação de Mestrado" e deixar vazios os campos "Disciplina 2", "Disciplina 3" e "Disciplina 4"; e, no Formulário Offline de Solicitação de Matrícula, deverá preencher o campo "Disciplinas a Matricular" com apenas a disciplina "Dissertação de Mestrado" e deixar vazios os campos "Matrícula", "Orientador", "Declaração de Ciência" e "Assinatura do Orientador". Entretanto, poderá selecionar outras disciplinas - sob a supervisão do orientador indicado pelo Colegiado Acadêmico do PPGI -, frequentar as aulas dessas outras disciplinas assim que elas forem escolhidas e editar o Formulário Online de Solicitação de Matrícula para selecionar essas disciplinas até o final do período de ajuste de matrícula, a fim de que sua matrícula nessas disciplinas seja efetivada; e
    • No Termo de Orientação, deverá marcar a opção "[ ] Não encontrei um orientador" e deixar vazios os demais campos. Entretanto, deverá editar o Formulário Online de Solicitação de Matrícula para anexar o Termo de Orientação preenchido e assinado digitalmente com senha eletrônica por meio do Protocolo UFES (Lepisma) pelo orientador indicado pelo Colegiado Acadêmico do PPGI, até o final do período de ajuste de matrícula, a fim de que sua matrícula no curso de Mestrado seja efetivada.

* Favor garantir que as assinaturas feitas por meio do gov.br sejam feitas depois das feitas por meio do Lepisma, dado que o Lepisma invalida a conferência da assinatura do gov.br.

Formulários

Os formulários de solicitação de matrícula estão disponíveis nos links abaixo.

  • Formulário Online de Solicitação de Matrícula [2022/2]

  • Formulário Offline de Solicitação de Matrícula [DOCX

  • Termo de Orientação [DOCX

Atenção!

O período de Matrícula pode ter interseção com o período de Recesso definido no Calendário Acadêmico do PPGI. Com isso, alertamos aos(às) estudantes a procurarem os seus orientadores para efetivar a sua matrícula fora do período de Recesso, quando poderão ter dificuldades em encontrá-los.

Após o lançamento das matrículas no Sistema Acadêmico de Pesquisa e Pós-Graduação (SAPPG), a Secretaria do PPGI enviará aos alunos as listas de estudantes matriculados nas disciplinas.


Aproveitamento de Créditos

Instruções

O(A) estudante deverá enviar à Secretaria do PPGI por e-mail o Formulário de Solicitação de Aproveitamento de Créditos Externos e/ou o Formulário de Solicitação de Aproveitamento de Créditos Internos, preenchido(s) e assinado(s) digitalmente com senha eletrônica por meio do Protocolo UFES (Lepisma) pelo(a) orientador(a) e da Assinatura Eletrônica do gov.br* pelo(a) estudante. O(A) estudante deverá também anexar ao e-mail os demais documentos exigidos, especificados no final do Formulário. O e-mail deverá ter o assunto “Solicitação de Aproveitamento de Créditos Externos", “Solicitação de Aproveitamento de Créditos Internos" ou “Solicitação de Aproveitamento de Créditos Externos e Internos".

Formulários

Os formulários de solicitação de aproveitamento de créditos estão disponíveis nos links abaixo.

  • Formulário de Solicitação de Aproveitamento de Créditos Externos [DOCX

  • Formulário de Solicitação de Aproveitamento de Créditos Internos [DOCX


Agendamento de Defesa ou Exame

Instruções

Até 15 (quinze) dias antes da defesa ou exame, o(a) estudante deverá enviar à Secretaria do PPGI por e-mail o Formulário de Solicitação de Agendamento de Defesa ou Exame preenchido e assinado digitalmente com senha eletrônica por meio do Protocolo UFES (Lepisma) pelo(a) orientador(a) e da Assinatura Eletrônica do gov.br* pelo(a) estudante. O(A) estudante deverá também anexar ao e-mail os demais documentos exigidos, especificados no final do Formulário. O e-mail deverá ter o assunto “Solicitação de Agendamento de Defesa de Dissertação de Mestrado”, "Solicitação de Aprovação em Exame de Qualificação de Doutorado", "Solicitação de Agendamento de Exame de Proposta de Tese de Doutorado" ou "Solicitação de Agendamento de Defesa de Tese de Doutorado".

* Favor garantir que as assinaturas feitas por meio do gov.br sejam feitas depois das feitas por meio do Lepisma, dado que o Lepisma invalida a conferência da assinatura do gov.br.

Formulários

Os formulários de solicitação de agendamento de defesa (ou aprovação em exame) estão disponíveis nos links abaixo.

  • Formulário de Solicitação de Agendamento de Defesa de Dissertação de Mestrado [DOCX

  • Formulário de Solicitação de Aprovação em Exame de Qualificação de Doutorado [DOCX
  • Formulário de Solicitação de Agendamento de Exame de Proposta de Tese de Doutorado [DOCX

  • Formulário de Solicitação de Agendamento de Defesa de Tese de Doutorado [DOCX

  • Formulário de Cadastro de Membro Externo de Banca [DOCX


Prorrogação de Prazo

Instruções

Ao ser notificado(a) pela Secretaria do PPGI sobre a finalização do prazo para conclusão do curso, o(a) estudante deverá enviar à Secretaria por e-mail o Formulário de Solicitação de Prorrogação de Prazo, preenchido e assinado digitalmente com senha eletrônica por meio do Protocolo UFES (Lepisma) pelo(a) orientador(a) e da Assinatura Eletrônica do gov.br* pelo(a) estudante. O e-mail deverá ter o assunto “Solicitação de Prorrogação de Prazo de Defesa de Dissertação de Mestrado", "Solicitação de Prorrogação de Prazo de Exame de Qualificação de Doutorado", "Solicitação de Prorrogação de Prazo de Exame de Proposta de Tese de Doutorado" ou "Solicitação de Prorrogação de Prazo de Defesa de Tese de Doutorado".

* Favor garantir que as assinaturas feitas por meio do gov.br sejam feitas depois das feitas por meio do Lepisma, dado que o Lepisma invalida a conferência da assinatura do gov.br.

Formulários

Os formulários de solicitação de prorrogação de prazo estão disponíveis nos links abaixo.

  • Formulário de Solicitação de Prorrogação de Prazo de Defesa de Dissertação de Mestrado [DOCX

  • Formulário de Solicitação de Prorrogação de Prazo de Exame de Qualificação de Doutorado [DOCX

  • Formulário de Solicitação de Prorrogação de Prazo de Exame de Proposta de Tese de Doutorado [DOCX

  • Formulário de Solicitação de Prorrogação de Prazo de Defesa de Tese de Doutorado [DOCX


Defesa ou Exame

Instruções

Até 7 (sete) dias antes da defesa ou exame, o(a) estudante deverá enviar ao(à) orientador(a) por e-mail os documentos de defesa preenchidos. O e-mail deverá ter o assunto “Documentos de Defesa de Dissertação de Mestrado”, "Documentos de Exame de Proposta de Tese de Doutorado" ou "Documentos de Defesa de Tese de Doutorado". Vale enfatizar que o(a) aluno(a) e o(a) orientador(a) deverão revisar cautelosamente o preenchimento dos documentos, a fim de evitar erros que possam dificultar processos futuros, tais como emissão de diploma.

Durante a defesa, os documentos devem ser preenchidos com a deliberação e assinados pelos membros da banca. No caso de defesas em que um ou mais membros da banca participem por meio de videoconferência, deve ser observada a Portaria Normativa PRPPG 08/2021.

Após a defesa, o(a) estudante deverá enviar à Secretaria do PPGI e aos membros da banca por e-mail os documentos preenchidos e assinados.

Documentos

Os documentos de defesa estão disponíveis nos links abaixo.

Dissertação de Mestrado

  • Registro de Julgamento [DOCX

  • Parecer Único [DOCX

  • Ata [DOCX

  • Folha de Aprovação [DOCX

  • Declaração de Composição de Banca [DOCX]

Exame de Proposta de Tese de Doutorado

  • Avaliação de Proposta de Tese [DOCX

Tese de Doutorado

  • Registro de Julgamento [DOCX

  • Parecer Único [DOCX

  • Ata [DOCX

  • Folha de Aprovação [DOCX]  

  • Declaração de Composição de Banca [DOCX]


Diploma

Os procedimentos para registro da defesa e emissão de diploma estão descritos na seguinte página:


Pós-Doutorado

Os procedimentos para registro de estágio de pós-doutorado estão descritos na seguinte página:


Chaves

Instruções

Para receber cópias de chaves do prédio CT-13, o(a) interessado(a) deverá preencher o Formulário Online de Declaração de Responsabilidade pelo Recebimento de Chaves do Prédio CT-13, anexando:

  • uma versão em PDF do Formulário Offline de Declaração de Responsabilidade pelo Recebimento de Chaves do Prédio CT-13, preenchido e assinado digitalmente por meio da Assinatura Eletrônica do gov.br*.

Note que o(a) interessado(a) deverá preencher o Formulário associado ao Laboratório do qual recebeu cópias de chaves. Por exemplo, caso tenha recebido as chaves do LCAD, favor preencher o Formulário Online de Declaração de Responsabilidade pelo Recebimento de Chaves do Prédio CT-13 (LCAD).

Formulários

Os formulários de declaração de responsabilidade pelo recebimento de chaves do prédio CT-13 estão disponíveis nas páginas abaixo. 


Diárias, Passagens, Ajuda de Custo e Reembolso PROAP

Instruções

O(A) interessado(a) deverá enviar à Secretaria do PPGI por e-mail o formulário de solicitação, preenchido e assinado digitalmente com senha eletrônica por meio do Protocolo UFES (Lepisma) pelo(a) docente (para solicitações de docentes) ou pelo(a) orientador(a) do(a) discente (para solicitações de discentes), e os demais documentos exigidos. O e-mail deverá ter o assunto “Solicitação de Recurso PROAP”.

Formulários

Os formulários de solicitação e a especificação dos demais documentos exigidos estão disponíveis nas páginas abaixo.

Antes de enviar a solicitação, leia as regras para uso do recurso PROAP do PPGI descritas na página abaixo.


Regimentos e Resoluções


Outros

  • Modelo de Tese de Doutorado [LaTeX]

  • Modelo de Dissertação de Mestrado [LaTeX]

  • Modelo de Proposta de Projeto de Pesquisa para Edital de Seleção de Candidatos(as) ao Curso de Doutorado em Ciência da Computação do PPGI [DOCX] [LaTeX]

  • Modelo de Proposta de Pesquisa para Edital de Seleção de Candidatos(as) ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES [DOCX] [LaTeX]

Acesso à informação
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