Apresentação
Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Ufes
-
Esta linha representa uma evolução da linha de pesquisa "Inteligência Computacional", que foi criada em 1995 e desativada em 2019.
Esta linha se dedica a pesquisas envolvendo a Inteligência Artificial, a área da ciência que visa construir sistemas inteligentes para resolver problemas através do desenvolvimento e uso de algoritmos que as tornem capazes de tomar decisões, raciocinar e aprender. Nesta linha de pesquisa, estamos interessados em investigar modelagens matemático-computacionais para resolver problemas práticos sofisticados e difíceis, com destaque para aqueles que envolvem sistemas robóticos que atuam no mundo real e virtual. Existem várias subáreas de estudo dentro da Inteligência Artificial e Robótica, podendo-se citar como exemplo: sistemas lógicos (lógica clássica, lógica temporal, lógica nebulosa, etc.); redes neurais; computação natural e evolutiva; sistemas de visão computacional; robôs autônomos; recuperação inteligente de informação; entre outras.
*Professores atuantes neste linha de pesquisa:*
Agatha Sacramento Rodrigues
Alberto Ferreira De Souza
André Georghton Cardoso Pacheco
Anselmo Frizera Neto
Celso Jose Munaro
Claudine Santos Badue
Diego Roberto Colombo Dias
Elias Silva de Oliveira
Flávio Miguel Varejão
Luis Antonio de Souza Junior
Renato Antônio Krohling
Thiago Oliveira dos Santos
Thomas Walter Rauber -
Esta linha representa uma evolução da linha de pesquisa "Otimização", que foi criada em 1995 e desativada em 2019.
Esta linha reúne pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação envolvidos em projetos de pesquisa em duas áreas da Matemática Aplicada: Otimização e Modelagem Computacional, possuindo interseções com as áreas de Inteligência Computacional e Computação de Alto Desempenho.
Na área de Otimização são realizadas pesquisas em Otimização Combinatória, tais como o desenvolvimento de modelos de logística e otimização para o setor produtivo, programação matemática, implementação e adaptação de heurísticas e meta-heurísticas, estudo de problemas e algoritmos em grafos, dentre outras.
Na área de Modelagem Computacional são realizadas pesquisas dos mais diversos fenômenos englobando áreas tão abrangentes quanto as engenharias, ciências exatas, biológicas, humanas, economia e ciências ambientais. As pesquisas conduzidas pelo grupo abrangem desde a descrição matemática dos problemas até a criação de sistemas computacionais para a implementação eficiente das soluções encontradas.
As principais linhas de investigação incluem: Heurísticas e meta-heurísticas; Programação Matemática; Algoritmos em Grafos; Computação Evolutiva; Redes de Transporte; Computação Científica Combinatória; Métodos numéricos aplicados; Soluções numéricas de equações diferenciais; e Formulações estabilizadas do método de elementos finitos.**Professores atuantes neste linha de pesquisa:**
André Renato Sales Amaral
Isaac Pinheiro dos Santos
Lucia Catabriga
Maria Claudia Silva Boeres -
Esta linha representa uma evolução da linha de pesquisa "Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos", desativada em 2015.
Na linha "Redes de Computadores e Multimídia", estamos interessados em investigar conceitos, metodologias e técnicas aplicados às Redes de Computadores, Sistemas Multimídia e Web, Computação Pervasiva e Interação com Sistemas Computacionais. As pesquisas atualmente desenvolvidas pelos professores envolvidos nesta linha têm interesse nos seguintes tópicos:
Redes de Computadores: (1) Metodologias e Técnicas de Concepção, Análise e Projeto de Redes; (2) Infraestrutura de Redes, Redes Sem Fio, Redes de Sensores e Redes Móveis; (3) Arquiteturas de Redes: Redes Centradas na Informação (ICN, ou Information Centric Networks), Redes Definidas por Software (SDN, ou Software-Defined Networking), Redes de Centros de Dados (DCN, ou DataCenter Networking); (4) Virtualização de Redes; (5) Computação em Nuvem (6) Avaliação de Desempenho, Medição, Monitoramento, Gerenciamento de Redes; (7) Aplicação de Técnicas de Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial em problemas de Redes.
Multimídia: (1) Concepção, Desenvolvimento e Avaliação de Aplicações Multimídia e Mulsemídia (multiple sensorial media); (2) Interação Humana com Sistemas Computacionais, Qualidade de Experiência (QoE ou Quality of Experience) e Qualidade de Uso de Sistemas; (3) Human-centred e-systems; (4) Concepção, Desenvolvimento e Avaliação de Ambientes Inteligentes baseados em Internet das Coisas (IoT, ou Internet of Things), Computação Pervasiva e Computação Móvel; (5) Sistemas Colaborativos, Crowdsourcing, Social Web.
**Professores atuantes neste linha de pesquisa:**
Celso Alberto Saibel Santos
Giovanni Ventorim Comarela
Magnos Martinello
Maxwell Eduardo Monteiro
Rodolfo da Silva Villaca
Vinicius Fernandes Soares Mota -
Sob o ponto de vista técnico, um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta, processa, armazena e distribui informações. Sob o ponto de vista organizacional, um sistema de informação é uma solução baseada em tecnologia de informação visando apoiar organizações tanto em suas atividades cotidianas quanto em suas tomadas de decisão.
O desenvolvimento de sistemas de informação envolve diversos aspectos que vão desde o entendimento do domínio a ser considerado pelo sistema até sua utilização pelas organizações. Nesse sentido, a linha de pesquisa Sistemas de Informação inclui a investigação de temas relacionados ao desenvolvimento de diversos tipos de sistemas de informação, levando-se em consideração as particularidades dos diferentes tipos de organizações às quais os sistemas se destinam.
Para isso, são desenvolvidas pesquisas relacionadas aos seguintes temas:
**Engenharia de Software:** aborda temas relacionados às tecnologias, metodologias e ferramentas para o desenvolvimento e manutenção de software. Inclui pesquisas que abordam, principalmente: processos de software, qualidade de software, medição de software, controle estatístico de processos, gerência de conhecimento, gerência de projetos e ambientes de desenvolvimento de software.
**Modelagem Conceitual e Ontologias:** investiga o desenvolvimento e aplicação de ontologias de domínio, ontologias de fundamentação e técnicas baseadas em ontologias em vários contextos da modelagem conceitual, tais como: modelagem de informações, modelagem organizacional, arquiteturas corporativas, interoperabilidade semântica, sistemas baseados em agentes e web semântica.
**Bancos de Dados:** inclui a investigação de técnicas, métodos e ferramentas para armazenamento de dados, recuperação de informações, mineração de dados, integração de dados, descoberta de conhecimento e sistemas de recomendação.
**Informática na Educação:** aborda o desenvolvimento e aplicação de ferramentas, técnicas e metodologias para o ensino-aprendizagem. Inclui trabalhos relacionados a ambientes virtuais de aprendizagem, educação a distância, sistemas de tutores inteligentes e linguagens para representação do conhecimento.
**Professores atuantes neste linha de pesquisa:**
Credine Silva de Menezes
Davidson Cury
João Paulo Andrade Almeida
Monalessa Perini Barcellos
Vítor Estêvão Silva Souza
O Programa de Pós-Graduação em Informática da UFES (PPGI), iniciou as suas atividades em 1994, com a implantação do curso de Mestrado em Informática. O PPGI, mediante a conjugação de esforços aplicados ao ensino e à pesquisa, foi criado com os seguintes objetivos:
-
(i) Formar, no estado do Espírito Santo, professores e pesquisadores para atuarem na área de informática em instituições de ensino e de pesquisa locais e nacionais;
-
(ii) Oferecer formação tecnológica altamente especializada para empresas e instituições públicas estaduais e nacionais localizadas no estado;
-
(iii) Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico na área de computação no estado do Espírito Santo;
-
(iv) Agregar um corpo de pesquisadores da área de computação na UFES visando ao desenvolvimento de pesquisas nos diversos campos da informática.
Além dos número apresentados abaixo de formação de mestre, o programa formou 161 mestres quando o registro ainda não estava informatizado, sendo o número total de mestres formados 161 mais o número apresentado abaixo.
O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Informática desde 1994 e o curso de Doutorado em Ciência da Computação desde 2010 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 4 na última avaliação.
O programa já formou 335 mestres e 55 doutores e conta com 120 alunos regularmente matriculados, sendo 80 no mestrado e 40 no doutorado.