Pensando em cursar Computação? Ciência ou Engenharia?
Carreiras de Tecnologia da Informação (TI) são uma das que mais sofrem com a falta de profissionais qualificados no mercado. Uma pesquisa recente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) aponta um déficit acumulado de quase 300 mil profissionais de TI até 2024.
Com um cenário promissor, os investimentos em transformação digital devem aumentar de forma significativa nesse futuro próximo, o que intensifica a necessidade de formação de mão de obra.
Bem, você está convencido a seguir carreira em TI. Mas a questão é: qual curso você deve fazer?
O Centro Tecnológico da UFES (Campus Goiabeiras) possui dois cursos na área de Computação: Ciência da Computação e Engenharia de Computação. Muitos jovens não sabem como distinguir esses dois cursos, então vamos apresentar aqui algumas diferenças principais:
- O curso de Ciência da Computação oferece uma formação bastante abrangente na área de Computação. Com isso, nosso curso de Ciência da Computação apresenta conteúdos de fundamentos matemáticos, teoria da Computação e de tecnologias da Computação (Banco de Dados, Engenharia de Software, Redes de Computadores, Inteligência Artificial, Interação Humano-Computador entre várias outras) voltados para o desenvolvimento de software para solucionar problemas de diferentes complexidades em qualquer domínio de conhecimento.
- O curso de Engenharia de Computação desenvolve uma ampla formação teórica e prática, que emprega princípios e técnicas da Eletrônica e da Computação para o desenvolvimento de sistemas que integram hardware (físico) e software (lógico). Com o foco na inovação, o engenheiro analisa e desenvolve soluções computacionais aplicadas às mais diversas áreas, tais como: Internet das Coisas, Indústria 4.0, cibernética, automação industrial, biomedicina, entre outras. O engenheiro de computação irá desenvolver novas formas de automatizar trabalhos atualmente realizados por seres humanos, e pensar neste aspecto e seus impactos faz parte da formação.
Certamente existe uma grande interseção entre esses dois cursos (e com o curso de Engenharia Elétrica também!), como ilustrado nesta figura:
Então... para que você possa tomar uma boa decisão, deixamos aqui mais informações:
- Página que criamos especialmente para você, contendo mais detalhes sobre os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação do CT/UFES, incluindo fotos, perfil dos profissionais que se formam e mercado de trabalho. (link)
- A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) dedicou a 38ª edição da Revista Computação Brasil, disponibilizada na versão digital, aos currículos dos cursos oferecidos em todo o território nacional e faz um apanhado detalhado das diversas opções. (acesse aqui)