Pensando em cursar Computação? Ciência ou Engenharia?

Carreiras de Tecnologia da Informação (TI) são uma das que mais sofrem com a falta de profissionais qualificados no mercado. Uma pesquisa recente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) aponta um déficit acumulado de quase 530 mil profissionais de TI entre 2021 e 2025.

Com um cenário promissor, os investimentos em transformação digital devem aumentar de forma significativa nesse futuro próximo, o que intensifica a necessidade de formação de mão de obra qualificada. 

Bem, você está convencido a seguir carreira em TI. Mas a questão é: qual curso você deve fazer?

O Centro Tecnológico da UFES (Campus Goiabeiras) possui dois cursos na área de Computação: Ciência da Computação e Engenharia de Computação. Muitos jovens não sabem como distinguir esses dois cursos, então vamos apresentar aqui algumas diferenças principais:

  • O curso de Ciência da Computação oferece uma formação bastante abrangente na área de Computação. Com isso, nosso curso de Ciência da Computação apresenta conteúdos de fundamentos matemáticos, teoria da Computação e de tecnologias da Computação (Banco de Dados, Engenharia de Software, Redes de Computadores, Inteligência Artificial, Interação Humano-Computador entre várias outras) voltados a solucionar problemas de diferentes complexidades  em qualquer domínio de conhecimento.
  • O curso de Engenharia de Computação desenvolve uma ampla formação teórica e prática, que emprega princípios e técnicas da Eletrônica e da Computação para o desenvolvimento de sistemas que integram hardware (físico) e software (lógico). Com o foco na inovação, o engenheiro analisa e desenvolve soluções computacionais aplicadas às mais diversas áreas, tais como: Internet das Coisas, Indústria 4.0, cibernética, automação industrial, biomedicina, entre outras. O engenheiro de computação irá desenvolver novas formas de automatizar trabalhos atualmente realizados por seres humanos, e pensar neste aspecto e seus impactos faz parte da formação.

Certamente existe uma grande interseção entre esses dois cursos (e com o curso de Engenharia Elétrica também!), como ilustrado nesta figura:

 

Então... para que você possa tomar uma boa decisão, deixamos aqui mais informações:

  • Página que criamos especialmente para você, contendo mais detalhes sobre os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação do CT/UFES, incluindo fotos, perfil dos profissionais que se formam e mercado de trabalho. (link)
  • A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) dedicou a 38ª edição da Revista Computação Brasil, disponibilizada na versão digital, aos currículos dos cursos oferecidos em todo o território nacional e faz um apanhado detalhado das diversas opções. (acesse aqui)
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910