Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Informática do Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGI/CT/UFES) foi criado em 1994 com a abertura do curso de mestrado em Informática com as seguintes finalidades:
- Formar, no estado do Espírito Santo, professores e pesquisadores para atuarem na área de Informática em instituições de ensino e de pesquisa locais e nacionais;
- Oferecer formação tecnológica altamente especializada para empresas e instituições públicas estaduais e nacionais localizadas no estado;
- Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico na área de Computação no estado do Espírito Santo;
- Agregar um corpo de pesquisadores da área de Computação na UFES visando ao desenvolvimento de pesquisas nos diversos campos da Informática, alinhado com os grandes desafios da pesquisa em Computação no Brasil.
Na sua primeira década de existência, acompanhando o forte crescimento da economia do estado do Espírito Santo, o PPGI teve uma importante atuação, de abrangência predominantemente regional, na formação de profissionais qualificados para empresas, para a criação de empresas de alta tecnologia, órgãos do Governo Estadual e instituições de ensino superior da Grande Vitória e interior do estado, como também em estados vizinhos, estabelecendo-se como uma referência regional na área de Computação.
Em 2010, buscando ampliar sua atuação, influência e inserção acadêmica, o PPGI iniciou seu curso de Doutorado em Ciência da Computação. A criação do curso de doutorado e as demais ações estabelecidas no seu planejamento estratégico permitiram estabelecer bases sólidas para o desenvolvimento de pesquisas de mais alta qualidade e longa duração. Iniciando suas atividades com um corpo docente reduzido e concentrado em poucas linhas de pesquisa em 1994, o PPGI evoluiu para um corpo de professores e pesquisadores bastante qualificados, com experiência de formação em universidades prestigiadas do Brasil, Europa e Estados Unidos, e que se destacam em diversas áreas da Computação.
O PPGI apresenta hoje uma distribuição equilibrada da sua produção intelectual entre os seus grupos de pesquisa, possui um bom número de projetos de P&D financiados por agências de fomento e empresas, e uma produção intelectual qualificada de excelente nível, além de uma inserção crescente na comunidade científica nacional e internacional.
Além dos número apresentados abaixo de formação de mestre, o programa formou 161 mestres quando o registro ainda não estava informatizado, sendo o número total de mestres formados 161 mais o número apresentado abaixo.
Alunos Formados e Matriculados:O programa já formou 336 mestres e 58 doutores e conta com 137 alunos regularmente matriculados, sendo 99 no mestrado e 38 no doutorado.
Nome dos coordenadores e coordenadores-adjuntos:
Período 2024-2026
- Coordenador: Thiago Oliveira dos Santos
- Coordenador-Adjunto: Monalessa Perini Barcellos
Período 2021-2023
- Coordenador: Claudine Santos Badue
- Coordenador-Adjunto: Thiago Oliveira dos Santos
Período: 2019-2021
- Coordenador: Celso Alberto Saibel Santos
- Coordenador-Adjunto: Magnos Martinello
Período: 2017-2019
- Coordenador(a): Vítor Estêvão Silva Souza
- Coordenador(a)-Adjunto(a): Claudine Santos Badue
Período: 2015-2017
- Coordenador(a): Giancarlo Guizzardi - até outubro/2016 / Vítor Estêvão Silva Souza - a partir de outubro/2016
- Coordenador(a)-Adjunto(a): Flávio Miguel Varejão - até outubro/2016 / Claudine Santos Badue - a partir de outubro/2016
Período: 2013-2015
- Coordenador(a): Flávio Miguel Varejão
- Coordenador(a)-Adjunto(a):João Paulo Andrade Almeida - até maio/2014 / Celso Alberto Saibel Santos - a partir de maio/2014
Período: 2011-2013
- Coordenador(a): João Paulo Andrade Almeida
- Coordenador(a)-Adjunto(a): Maria Cristina Rangel
Período: 2009-2011
- Coordenador(a): Alberto Ferreira de Souza
- Coordenador(a)-Adjunto(a): Maria Claudia Boeres
Período: 2007-2009
- Coordenador(a): José Gonçalves Pereira Filho
- Coordenador(a)-Adjunto(a): Lucia Catabriga
Histórico do conceito CAPES do programa:
Período de Avaliação: . . . . . Conceito:
2017-2020 . . . . . . . . . . . . . . 4
2013-2016 . . . . . . . . . . . . . . 4
2010-2012 . . . . . . . . . . . . . . 4
2007-2009 . . . . . . . . . . . . . . 4
2004-2006 . . . . . . . . . . . . . . 3
2001-2003 . . . . . . . . . . . . . . 3
1998-2000 . . . . . . . . . . . . . . 3
1996-1997 . . . . . . . . . . . . . . 3
1994-1995 . . . . . . . . . . . . . . C
1992-1993 . . . . . . . . . . . . . . SC (sem conceito, pois cursos novos não recebiam conceito inicial)