Sobre Matrícula

Nesta página encontram-se algumas informações importantes sobre o procedimento de matrícula de aluno em disciplina do curso.

Escopo de Turmas 

As turmas oferecidas com escopo 1 são específicas para os alunos do curso, as de escopo 2 são para alunos de cursos que tenham aquela disciplina em sua grade curricular e as de escopo 3 são abertas a todos os alunos.

Na disputa por vagas, considerando o escopo da turma, vale o pré-requisito da disciplina solicitada e o CR (coeficiente de rendimento) normalizado do aluno.

Etapas de Matrícula

A realização da matrícula é uma responsabilidade de cada estudante. Por isso, é importante ficar de olho nos períodos de solicitação de matrícula, determinados pelo Calendário Acadêmico. A cada semestre, há três etapas distintas de matrícula:

  1. Matrícula ("primeira etapa");
  2. Ajuste de matrícula ("segunda etapa") e
  3. Prazo para o aluno solicitar junto à Coordenação de Cursos a aplicação do Art. 17 da Resolução nº 58/2008-CEPE e da Resolução  nº 39/2010-CEPE (informalmente conhecida como "terceira etapa" ou "reajuste de matrícula" ou "retificação de matrícula").

primeira etapa é de caráter obrigatório e é realizada via Portal do Aluno.

segunda etapa normalmente serve para solicitar matrícula em turmas de outros cursos da Ufes que tiveram seus escopos abertos de 1-->2 ou 1-->3, ou mesmo para tentar novamente matrícula em disciplinas que tiveram aumento de vagas. Normalmente, esta também é a última oportunidade para cancelar alguma disciplina. O ajuste de matrícula novamente é realizado via Portal do Aluno

Por fim, temos a retificação de matrícula ("terceira etapa") que serve para correções que não puderam ser realizadas nas duas etapas anteriores.

Veja a seguir as orientações para cada etapa de matrícula.

Primeira Etapa - Orientações

A primeira etapa de matrícula ocorre ANTES do início das aulas do período. A coordenação do curso vai enviar sempre um email geral avisando sobre as datas para você fazer a sua solicitação de matrícula via Portal do Aluno.

Segunda Etapa - Orientações

A segunda etapa de matrícula permite o cancelamento de turmas matriculadas e também a solicitação de novas turmas, tudo novamente realizado pelo Portal do Aluno.

IMPORTANTE: como a segunda etapa ocorre depois do início do período, você já deve frequentar as aulas da disciplina que você quiser solicitar desde o início, caso contrário isso pode levar a uma reprovação por falta (RF) depois.

A segunda etapa é dividida em três partes:

  1. Envio de pedidos para a segunda etapa ao colegiado do curso.
  2. Repasse dos pedidos para os respectivos departamentos ofertantes das disciplinas.
  3. Realização da segunda etapa pelo portal.

Parte 1 - Envio de pedidos ao colegiado

No momento previso pelo calendário acadêmico como "Solicitação de abertura de escopo de disciplinas aos Colegiados", você deve indicar as suas demandas de segunda etapa para a coordenação do curso.

Isso é feito por um formulário específico divulgado pela coordenação a cada semestre, então fique de olho nos e-mails com as instruções.

Basicamente, um pedido sobre uma certa turma envolve a abertura de escopo e/ou o aumento de vagas.

Parte 2 - Repasse dos pedidos aos departamentos

Terminado o prazo para o envio dos pedidos dos estudantes, a coordenação do curso reune todas as solicitações feitas e repassa para os departamentos correspondentes.
Por exemplo, se o pedido feito envolve uma disciplina com código MATXXXX, a coordenação entra em contato com o Departamento de Matemática.

A coordenação busca sempre atender o máximo de pedidos feitos, mas nem sempre isso é possível.
Por exemplo, o departamento ofertante pode se recusar a abrir mais vagas, caso a turma já esteja no limite do que o espaço físico permite.

Parte 3 - Realização da segunda etapa no portal

Quando todos os ajustes das turmas forem realizados pelos departamentos, a coordenação coloca os relatórios atualizados da oferta em https://informatica.ufes.br/pt-br/oferta-de-disciplinas. Aí basta fazer as suas solicitações pelo portal, igual na primeira etapa.

 

Terceira Etapa - Orientações

Destaca-se que a terceira etapa é oficialmente chamada de "Retificação de Matrícula". Isto significa que esta última etapa só é realizada para casos EXCEPCIONAIS, que não puderam ser contemplados nas duas etapas anteriores.

Basicamente, a legislação da Ufes identifica três situações para terceira etapa:

  1. Quebra de pré-requisito de disciplina;
  2. Extensão de carga horária máxima do semestre; ou
  3. Correções de erro de processamento (em conformidade com o art. 17 da Resolução 58/2008 – CEPE).

Para os casos de correções (opção 3) é possível solicitar inclusão em pauta ou cancelamento da turma.

Em todos os casos, é obrigatório enviar uma justificativa adequada para a solicitação, que será analisada pelo colegiado do curso.

Atenção para o que dizem os art. 1º e 3º da Resolução 39/2010 - CEPE:
"A quebra de pré-requisitos [...] deverá ser deferida quando o interessado provar ser necessária para correção de equívoco e/ou ação cuja responsabilidade seja da Universidade."
"Com base em solicitação devidamente fundamentada também poderá haver quebra de pré-requisito nos casos julgados relevantes e pertinentes pelo Colegiado de Curso de Graduação."

Ou seja, o colegiado só permite a quebra de pré-requisitos quando houve algum erro por parte da Ufes ou em situações EXCEPCIONAIS bem justificadas. Note que pedir quebra simplesmente porque deixa o horário mais conveniente ou evita atrasos no curso geralmente NÃO são justificativas aceitas.

As solicitações de 3a. etapa devem ser enviadas por um formulário específico divulgado pela coordenação durante o período previsto no calendário.

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