Atividades Complementares

As atividades fim de uma universidade (Ensino, Pesquisa e Extensão) devem ser integradas objetivando uma formação adequada do egresso. Essa integração deve ocorrer também em atividades extraclasse, permitindo ao aluno o aprofundamento da aprendizagem através de atividades onde a prática, investigação e descoberta sejam privilegiadas.

Deseja-se fornecer ao aluno a oportunidade de diversificar e enriquecer sua formação através da sua participação em tipos variados de atividades complementares como, por exemplo, iniciação científica, monitoria, participação em projetos de extensão, participação em grupos PET, participação em congressos na área etc. Sabe-se, no entanto, que a participação em tais atividades é, geralmente, limitada pelo número de bolsas de estudo ou vagas disponíveis. Como não é possível que todos os alunos as desenvolvam como bolsistas, é interessante que meios alternativos de formação sejam disponibilizados. Dessa forma, atividades complementares são previstas no Projeto Pedagógico do Curso e incentivadas por meio da atribuição de carga horária para o aluno.

Atividades complementares são curriculares. Por este motivo, devem constar no histórico escolar do aluno, mas devem ser realizadas fora dos programas das disciplinas previstas na matriz curricular do curso. Seguem abaixo instruções de acordo com os PPCs do curso e, ao final da página, instruções para solicitação de créditos de atividades complementares.

Estudantes seguindo o PPC 2007

Projeto Pedagógico do Curso estabelece as seguintes diretrizes para a realização de atividade complementar:

  • Quanto à obrigatoriedade: atividades complementares são obrigatórias para todo aluno do curso de Ciência da Computação;
  • Quanto à caracterização da atividade complementar: poderão ser consideradas atividades complementares do curso de Ciência da Computação as que constam na tabela abaixo;
  • Quanto à atribuição de créditos: como quesito necessário à integralização do curso de Ciência da Computação, o aluno deverá cumprir um mínimo de 10 (dez) créditos de atividades complementares, o que corresponde a um mínimo de 300 (trezentas) horas de carga horária (de laboratório). O aluno poderá computar até o valor máximo de 10 (dez) créditos por tipo de atividade complementar, com exceção dos tipos de atividades 2, 8, 9, 10 e 11, nos quais o aluno poderá computar até o valor máximo de 5 (cinco) créditos por tipo. AS atividades terão o número de créditos atribuídos segundo a tabela abaixo;
  • Para mais detalhes: vide o texto completo do Projeto Pedagógico do Curso.
  Atividade Número de Créditos Carga Horária Mínima
1 Monitoria em disciplinas de informática Vide observação [1] ao final da tabela.  
2 Trabalho de apoio técnico 2 (dois)/semestre letivo 75 (setenta e cinco) horas/semestre letivo
3 Suporte ao Departamento de Informática 5 (cinco)/semestre letivo  225 (duzentas e vinte e cinco) horas/semestre letivo
4 Trabalho de Extensão 5 (cinco)/semestre letivo  225 (duzentas e vinte e cinco) horas/semestre letivo
5 Trabalho de Iniciação Científica 5 (cinco)/semestre letivo  225 (duzentas e vinte e cinco) horas/semestre letivo
6 Projeto Multidisciplinar 5 (cinco)/semestre letivo  225 (duzentas e vinte e cinco) horas/semestre letivo
7 Participação em grupo PET (Programa de Educação Tutorial) na área de Computação 5 (cinco)/semestre letivo  225 (duzentas e vinte e cinco) horas/semestre letivo
8 Realização de disciplinas eletivas; Vide observação [1] ao final da tabela.  
9 Participação em eventos científicos 1 (um)/evento 30 (trinta) horas/evento
10 Apresentação/publicação de trabalhos em eventos científicos 1 (um)/evento 30 (trinta) horas/evento
11 Apoio a eventos científicos 2 (dois)/evento  75 (setenta e cinco) horas/evento
12 Participação em Empresa Júnior na área de Computação 3 (três)/semestre letivo 135 (cento e trinta e cinco) horas/semestre letivo
13 Estágio não-obrigatório na área de Computação 5 (cinco)/semestre letivo 225 (duzentas e vinte e cinco) horas/semestre letivo

Observações:

  • [1] As atividades 1 e 8 terão o número de créditos associado à unidade curricular no curso de origem. Ou seja, o(a) estudante recebe os créditos relativos à disciplina na qual ele(a) foi monitor(a), de acordo com a ementa da mesma. Por exemplo, o(a) estudante que fizer monitoria na disciplina de Lógica para Computação I receberá 4 créditos, pois é o que está especificado na ementa desta disciplina.

Estudantes seguindo o PPC 2020 (em aprovação)

Projeto Pedagógico do Curso estabelece as seguintes diretrizes para a realização de atividade complementar:

  • Quanto à obrigatoriedade: atividades complementares são obrigatórias para todo aluno do curso de Ciência da Computação, que deve cumprir um mínimo de 240 (duzentos e quarenta) horas em atividades complementares;

  • Quanto à caracterização da atividade complementar: poderão ser consideradas atividades complementares do curso de Ciência da Computação as que constam na tabela abaixo;

  • Quanto à atribuição de carga horária: a carga horária atribuída a cada atividade se dará conforme especificado na tabela abaixo;

  • Gestão das Atividades Complementares: as atividades complementares realizadas pelo aluno devem constar do seu histórico escolar, com carga horária cumprida. As horas de Atividades Complementares podem ser contabilizadas desde o primeiro até o último semestre de curso, conforme data prevista pelo Colegiado do Curso. Atividades Complementares realizadas pelo aluno antes de seu ingresso no curso não podem ter atribuição de carga horária. Atividades profissionais em áreas afins realizadas pelos alunos no decorrer do curso podem ser consideradas Atividades Complementares, desde que previamente autorizadas pelo Colegiado do Curso de Ciência da Computação, ficando a atribuição de carga horária a cargo desse colegiado.

# Atividade Carga Horária Atribuída
1 Participação como ouvinte em evento acadêmico-científico, cursos de atualização ou palestras em áreas relacionadas ao curso

Até 30 horas por evento

2 Participação como ouvinte em evento científico, cursos de atualização, ou palestras (internos ou externos à UFES) sobre temas relacionados a Direitos Humanos, Relações Étnicos-Raciais ou Meio-Ambiente

Até 10 horas por evento

3

Participação como ouvinte em defesas de trabalhos de conclusão de curso de graduação ou pós-graduação (internos ou externos à UFES) em áreas relacionadas ao curso

Até 01 hora por defesa

4

Participação em atividades de Pesquisa em Programa Institucional (p.ex., PIBIC, PIVIC)

Até 20 horas por mês

5

Participação em atividades de Ensino em áreas relacionadas ao curso (p. ex., monitoria)

Até 20 horas por mês

6

Participação em Grupos PET da UFES, em áreas relacionadas ao curso

Até 20 horas por mês

7

Apoio técnico às atividades básicas de manutenção de infraestrutura

Até 20 horas por mês

8

Participação em disciplinas eletivas

Carga horária da disciplina cursada com aprovação, descontadas eventuais horas de atividades de extensão na disciplina

9

Participação em atividades de extensão associadas a disciplinas eletivas

Carga horária de extensão na disciplina cursada com aprovação

10

Publicação de Trabalhos Acadêmicos em Eventos Técnico-Científicos em áreas relacionadas ao Curso

Até 40 horas por trabalho publicado

11

Apresentação oral de Trabalho Acadêmico como autor/coautor

Até 10 horas por trabalho apresentado

12

Participação em Projetos de Extensão registrados na PROEX

Até 30 horas por mês

13

Apoio à organização de eventos acadêmico-científico-culturais internos ou externos à UFES

Até 30 horas por mês

14

Participação em Centro ou Diretórios Acadêmico, Empresa Junior, CREA-Jr, AIESEC ou similares

Até 10 horas por mês

15

Participação como representante discente em departamentos, colegiados, conselhos ou comissões institucionais da UFES

Até 04 horas por mês

16

Visitas Técnicas realizadas com acompanhamento de professor, de forma extracurricular

Até 04 horas por visita

17

Exames de proficiência em línguas estrangeiras

Até 60 horas por exame

18

Atividade voluntária com supervisão/orientação docente em projetos de Ensino, Pesquisa ou Extensão

Até 15 horas por mês

19

Participação de forma regular em atividades esportivas, culturais e artísticas, tanto aquelas organizadas pela Universidade, quanto em competições/exibições públicas

Até 04 horas por atividade por ano

20

Participação em cursos extracurriculares

Até 30 horas por curso

21

Certificação profissional relacionada ao curso, obtida a partir de órgãos/instituições, desde que previamente aprovadas pelo Colegiado

Até 30 horas por certificação

Observações:

  • As atividades 9 a 13 são atividades complementares que configuram práticas de extensão (vide seção “Pesquisa e Extensão”);

  • Para cumprir a carga horária de atividades complementares, o aluno deve realizar pelo menos dois tipos distintos de atividades complementares;

  • Normas adicionais sobre as Atividades Complementares podem ser definidas pelo Colegiado do Curso em resolução específica. Pode-se, inclusive, haver inclusão de novas atividades no rol daquelas que podem ser consideradas Atividades Complementares do curso.

Instruções para solicitação de créditos de atividades complementares

Para solicitar créditos de atividades complementares, o(a) estudante de Ciência da Computação deve:

  1. Fazer a solicitação da atividade complementar via portal do aluno;
  2. Enviar os comprovantes da realização das atividades por email para secretaria.cienciadacomputacao [at] ufes.br com cópia para cienciadacomputacao [at] ufes.br.

Importante: todos os arquivos comprovantes devem ter um nome que os possibilite identificar. Além disso, deve ser enviado junto dos comprovantes um arquivo pdf com o memorial descritivo das atividades complementares relacionando a atividade complementar com o nome do arquivo do comprovante e também qual o número de créditos (PPC 2007) ou carga horária (PPC 2020 em aprovação) solicitados. Por exemplo, uma linha do memorial poderia ser:

Participação em evento - ijcai.pdf - 1 crédito

Para facilitar o download, todos os arquivos (comprovantes e memorial) devem ser compactados (ZIP) e o arquivo compactado deve ser enviado como ÚNICO anexo a mensagem. Não serão consideradas mensagens com mais de um arquivo anexo.

Os comprovantes de realização das atividades complementares devem ser documentos oficiais assinados por pessoa responsável. Caso o documento não seja considerado válido, o aluno receberá uma notificação indicando o que precisa ser feito.

Acesso à informação
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