Trabalho de Conclusão de Curso

Introdução

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), também chamado de Projeto de Graduação (PG), consiste no desenvolvimento de um projeto na área de Engenharia de Computação. Seu objetivo é demonstrar que você é capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos em diferentes disciplinas ao longo do curso em um único projeto com duração de um ano.

O TCC é individual deve ser desenvolvido juntamente com um docente (professor) orientador (e opcionalmente, um coorientador). Ao final, o TCC deve ser apresentado escrito e oralmente, sendo avaliado por uma banca examinadora.

Para o desenvolvimento do TCC, você deve se matricular em duas disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC1) e Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC2), ambas com carga horária de 60 (sessenta) horas e cumpridas em dois semestres, preferencialmente consecutivos.

Definindo um orientador e tema para o TCC

O professor orientador deverá atuar na Ufes, preferencialmente estando lotado em um departamento que atenda ao curso. O mais comum é que o orientador seja do Departamento de Informática (DI) ou Departamento de Engenharia Elétrica (DEE); ou alguém associado a algum programa de Pós-Graduação do Centro Tecnológico. Exceções serão avaliadas pelo Colegiado do Curso.

A coordenação mantém uma planlina (atualizada no início de cada semestre) com um Levantamento de Temas e Orientadores para TCC. Você deve entrar em contato diretamente com cada professor que lhe interessar para definir uma possível orientação.

Note que a planilha indicada acima não é exaustiva, sendo perfeitamente possível que você combine um tema não listado com algum outro professor da Ufes. A planilha serve como um ponto de partida para ajudar na definição do tema/orientação.

Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC1)

Para a realização do TCC1, você pode desenvolver uma das opções abaixo:

• • Opção 1: Desenvolvimento de um Anteprojeto
  • • Opção 2: Desenvolvimento de um Protótipo

A opção a ser desenvolvida deverá ser escolhida em acordo com o orientador.

Matrícula em TCC1

A matrícula na disciplina INF16198 - Trabalho de Conclusão de Curso I (INF09335 - Projeto de Graduação I, no currículo antigo) deve ser realizada por você após o cumprimento dos pré-requisitos necessários, durante as etapas normais de matrícula em disciplinas.

Visto que tal matrícula não requer participação do professor orientador do TCC, é SUA responsabilidade definir um orientador no início do período, para que o projeto seja desenvolvido ao longo de todo o semestre acadêmico.

Finalizando TCC1

O resultado final de TCC1 depende da opção definida para o seu desenvolvimento.

Na opção 1, o resultado final da disciplina é o anteprojeto que deve ser redigido por você, sob a supervisão do orientador e sujeito à sua aprovação final.

Na opção 2, o resultado final da disciplina é um protótipo do sistema proposto. Esse protótipo deve contemplar um subconjunto das funcionalidades do sistema e deve ser desenvolvido sob supervisão do orientador. Com isso, você deve escrever um Relatório de Resultados Parciais contendo uma descrição geral do que já foi desenvolvido e dos resultados obtidos até agora, além de indicar quais serão os próximos passos (com cronograma) para a conclusão do projeto.

Registro da nota de TCC1

Até o último dia letivo do respectivo semestre (antes das provas finais!), o docente orientador deve preencher o formulário abaixo, anexando o Anteprojeto ou Relatório de Protótipo (em formato PDF) e atribuindo-lhe uma nota:

Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC2)

O desenvolvimento do TCC2 é uma continuação direta do trabalho que foi realizado durante o TCC1.

Matrícula em TCC2

Se você já cumpriu TCC1, pode se matricular normalmente em INF16199 - Trabalho de Conclusão de Curso II (INF09336 - Projeto de Graduação II, no currículo antigo).

Finalizando TCC2

Até o último dia letivo do respectivo semestre, você deve finalizar a elaboração da Monografia do Trabalho de Conclusão de Curso, bem como realizar a Defesa do TCC, por meio de uma apresentação oral.

Para a elaboração da monografia, você deve seguir o modelo abaixo:

Defesa do TCC

Banca Examinadora deve ser composta por no mínimo 3 (três) membros, incluindo o docente orientador OU coorientador. Além disso, pelo menos 1 (um) dos demais membros da Banca Examinadora deve ser professor do Departamento de Informática OU do Departamento de Engenharia Elétrica.

Na data e horário marcados para a Defesa, você deve realizar uma apresentação para a Banca Examinadora, tendo duração de 30 a 40 min. Em seguida, abre-se um momento de perguntas e discussão para os membros da banca. Por fim, a Banca Examinadora realiza a deliberação, apresentando a nota adquirida pelo projeto.

A Banca Examinadora deve preencher e assinar a Ata de Apresentação do TCC, que também deve ser assinada por você. Geralmente, ao final, a banca devolve uma lista de correções a serem feitas no texto da monografia.

Registro da nota de TCC2

Até o penúltimo dia do período de provas finais referentes ao semestre letivo corrente, você deve preencher o formulário abaixo, anexando a ata da defesa e a versão final da monografia, já contemplando as eventuais modificações exigidas pela Banca.

Publicação dos TCCs

Todas as monografias do curso defendidas a partir de 2019 estão disponíveis neste link: https://drive.google.com/drive/folders/1vQtYwb97ZCuHN75J5pTiAwrMcVXi5mbM .