Projetos de Extensão - Departamento de Informática
O Departamento de Informática, em especial por meio da atuação do Programa de Educação Tutorial - PET da Engenharia de Computação, promove e organiza projetos de extensão com vistas a cumprir os objetivos de extensão universitária, compartilhando com o público externo o conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos no departamento.
Com o intuito de fomentar a extensão, o Departamento de Informática aprovou, em junho de 2021, a criação do Laboratório de Práticas em Engenharia de Software “Ricardo de Almeida Falbo”, o LabES. O objetivo do LabES é aplicar métodos, técnicas e procedimentos do estado-da-arte e do estado-da-prática em Engenharia de Software, visando capacitar os(as) estudantes e aproximar sua formação de necessidades dos diversos setores produtivos, bem como produzir software a partir de demandas de clientes internos e externos à Universidade.
São projetos de extensão realizados no Departamento de Informática:
Divulgação científica da Computação
Esta iniciativa tem por objetivo levar conhecimentos da área da computação para o público interno e externo na forma de divulgação científica por meio de vídeos que serão publicados em plataformas online. Já na perspectiva dos cursos superiores de computação da UFES, funciona como uma forma de divulgação para atrair estudantes interessados em seguir seus estudos nesta área. O projeto teve início dentro do PET Engenharia de Computação da Ufes, mas tem como ambição contar com apoio de alunos dos cursos de Computação e afins para a criação de conteúdo.
Hub Criativo Virtual
O ES+Criativo é um programa de estímulo ao desenvolvimento econômico do Espírito Santo por meio de ações que visam impactar econômica e socialmente os empreendimentos criativos e inovadores em todos os territórios capixabas. Trata-se de uma ação inicial de um plano estruturante de fortalecimento da vertical Economia Criativa do Ecossistema Capixaba de Inovação, coordenado pela Secretaria de Cultura do Governo do ES, com fomento FAPES e em parceria com o Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho, o Instituto Federal do Espírito Santo e a UFES. Este projeto de extensão trata de ações ligadas ao projeto do Hub Criativo Virtual no contexto da UFES, a saber: construção de uma plataforma gamificada para o Hub Criativo - viabilizando um ambiente imersivo para interação e formação dos criativos, onde também será publicizado um painel de dados com as pesquisas do Observatório da Economia Criativa Capixaba em integração com Observatório Capixaba de Inovação.
Introcomp
O Introcomp (Introdução à Computação) é um curso de programação de computadores utilizando a linguagem Python para alunos do ensino médio das escolas públicas da Grande Vitória. O curso proporciona a estes estudantes a oportunidade de compartilhar e explorar suas habilidades em computação para resolução de problemas, desenvolver o pensamento computacional, além de estimular a criatividade e o empreendedorismo.
O curso sempre se inicia em agosto e realiza suas aulas aos sábados (uma turma pela manhã, e outra à tarde), no Centro Tecnológico da Ufes (Goiabieras). O curso é concluído em dezembro e, no ano seguinte, a partir de fevereiro, é realizado um segundo módulo mais avançado de programação.
Laboratório de Práticas em Engenharia de Software “Ricardo de Almeida Falbo” — LabES
Motivado pela demanda por projetos de extensão, fomento à inovação, demandas de desenvolvimento de ferramentas de pesquisa, dentre outras, propusemos a criação do Laboratório de Práticas em Engenharia de Software “Ricardo de Almeida Falbo” — LabES por meio do Projeto de Extensão #2672, com o objetivo de capacitar os(as) estudantes em Engenharia de Software e aproximar sua formação de necessidades dos diversos setores produtivos, bem como produzir software a partir de demandas de clientes internos e externos. Desde 2021, o LabES funciona como uma fábrica de software, envolvendo cerca de 20 estudantes. Atualmente, são desenvolvidos 4 projetos de Engenharia de Software no LabES.
Maratona de Programação
A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação realizado desde 1996 que se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins. Similar ao Topcom, os alunos são divididos em times e devem resolver durante um número determinado de horas o maior número possível dos problemas entregues no início da competição.
A Ufes já participou como sede da etapa regional da Maratona de Programação e realiza cursos e eventos com vistas a preparar equipes formadas por seus alunos de programação para participação na maratona em nível nacional.
MulherES na Computação
A concepção desse projeto foi motivada a partir de lacunas e oportunidades observadas na sociedade para acompanhar a era digital e visa analisar e estimular a participação das mulheres nos cursos de computação no Estado do Espírito Santo. Assim, o projeto MulherES na Computação se propõe a (i) coletar dados sobre a participação das mulheres nos cursos de computação no ES, (ii) produzir análises estatísticas sobre o tema e (iii) realizar ações para estimular a participação das mulheres na área da computação. Além disso, pretende-se indiretamente contribuir para a economia do Espírito Santo, uma vez que a metade da população do estado é do gênero feminino e a área de TI conta com grande déficit de profissionais.
Projeto de apoio tecnológico ao PADUFES
O PAD-UFES, Programa de Assistência Dermatológica à População Rural Vulnerável e com Câncer de Pele do Espírito Santo (PAD) desenvolve ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pele nos municípios com população rural, bem como constitui campo de ensino-aprendizagem para acadêmicos de medicina e de enfermagem da UFES. Nos últimos anos o programa PAD-UFES avolumou-se e cresceu exponencialmente. Mudanças foram implementadas para melhora de nossos registros, porém sempre de forma precária, mas agora é chegado o momento de informatização do programa. O objetivo deste projeto de extensão é implementar um centro tecnológico que garanta apoio direto ao PAD-UFES na manutenção dos tabletes recebidos, manutenção do computador, manutenção e atualização do aplicativo em desenvolvimento PADUFES, desenvolvimento de software de apoio, entre outros.
Topcom
O Torneio de Programação de Computadores (Topcom) consiste na resolução e implementação de uma lista de problemas em um intervalo de tempo específico por equipes de estudantes da área de computação. O torneio dá aos participantes a oportunidade de demonstrar, compartilhar e aprimorar suas habilidades em solucionar problemas usando o computador, explorando o trabalho em equipe sob pressão e estimulando a criatividade.
Projetos de Extensão - Centro Tecnológico
Além dos projetos realizados pelo Departamento de Informática, existem diferentes outros projetos realizados no âmbito do Centro Tecnológico. Seguem alguns deles:
AVES
O Aero Vitória Espírito Santo – AVES – é um projeto de extensão destinado à concepção e construção de aeronaves não tripuladas rádio-controladas, oferecendo aos estudantes uma oportunidade de desenvolver um projeto multidisciplinar e integrador.
CT de Portas Abertas
Este projeto propõe a realização de atividades no formato “Portas Abertas” no Centro Tecnológico da Ufes, as quais visam prover ao público externo - estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio e Técnico da região da Grande Vitória - informações sobre o funcionamento dos cursos de Graduação e Pós-graduação do CT/Ufes. Dentre as diferentes atividades estão: visitas guiadas de diferentes grupos a laboratórios dos cursos; realização de oficinas envolvendo tecnologias aplicadas; palestras e exposição de projetos. Com a promoção dessas atividades, permite-se que estudantes do Ensino Médio conheçam um pouco mais sobre o funcionamento da Universidade e dos cursos das áreas tecnológicas. Como parte das atividades o projeto prevê a realização anual (junto com a Mostra de Profissões da Prograd) do evento "CT de Portas Abertas".
CT Junior
A CT Junior é o projeto de extensão que representa a “Empresa Junior do CT'', sendo formado por estudantes do Centro Tecnológico da Ufes que buscam promover o empreendedorismo no ecossistema capixaba e impactar a sociedade por meio de projetos de excelência com o melhor custo benefício.
Engenheiros Sem Fronteiras
O Engenheiros Sem Fronteiras Vitória possui o objetivo de promover o desenvolvimento humano e sustentável através da engenharia. A equipe conta com a participação de membros de diversas áreas de formação, incluindo Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Arquitetura, dentre outras.
Erus
A Equipe de Robótica da Ufes – ERUS – foi fundada em 2012, por alunos da engenharia de computação da Ufes, ex-integrantes da equipe de robótica UFES Ultrabots (projeto do Laboratório de Robótica Educacional – LRE, fundado em 2006 e vinculado ao curso de Engenharia Mecânica da UFES), que obtiveram excelentes resultados na categoria IEEE SEK. Porém, fundaram a ERUS em busca de desafios mais complexos, tendo como principal objetivo desenvolver e aplicar conceitos aprendidos durante os cursos de tecnologia.
LabTAR
O Laboratório de Tecnologias de Apoio a Redes de Inovação – LabTAR – é um ambiente multidisciplinar onde professores, estudantes e egressos de diversos cursos da Ufes trabalham para a promoção da inovação sustentável a partir da colaboração entre atores dos diversos segmentos da sociedade: empresas, ONGs, governo e academia.
Semana de Engenharia
Sem fins lucrativos e feito por estudantes voluntários, a Semana da Engenharia é, desde 1968, maior evento para estudantes de engenharia do Espírito Santo.
Solares
O Solares é um projeto de extensão interdisciplinar que tem como foco o estudo e aplicações para a energia solar. Um dos principais objetivos do projeto é o desenvolvimento de um catamarã para participação em competições bem como aproximar as pessoas de assuntos como fontes de energia renováveis.
Trufes
O Torneio de Robótica da Ufes (Trufes) é um torneio entre equipes de alunos de qualquer escolaridade que devem produzir robôs capazes de realizar um desafio e se adaptar a eventuais imperfeições de um ambiente simulado de forma simplificada (ex.: uma operação de resgate de reféns e desarmamento de uma bomba em um shopping).
O evento visa difundir a prática de robótica em âmbito nacional, onde ainda é vista como um tópico de ficção científica, sendo organizado pela Equipe de Robótica da Ufes, com apoio do Departamento de Informática.
Vitória Baja
O projeto de extensão Vitória Baja permite aos estudantes participar da Competição Baja SAE BRASIL, em que os estudantes se envolvem com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.
Projetos de Extensão - PROEX
NCD
O Núcleo de Cidadania Digital – NCD – atua oferecendo serviços e cursos gratuitos para a comunidade a fim de promover a inclusão sociodigital e o estímulo ao exercício da cidadania por meio do acesso democrático às ferramentas tecnológicas.
Instagram: https://www.instagram.com/ncd_ufes/
Em 24 de Abril de 2019, a PROEX lançou oficialmente seu novo Sistema de Informação de Extensão. Em uma plataforma amigável e que integrará todas as modalidades de projetos da Universidade (ensino, pesquisa e extensão), o sistema é responsável por abrigar todas as ações de extensão desenvolvidas na UFES.
ACESSE: www.projetos.ufes.br