Matrículas

Instruções

No período de matrícula definido no Calendário Acadêmico do PPGI, o aluno deverá realizar a matrícula no Portal do Aluno da UFES e, no período de homologação de matrícula, o orientador deverá realizar a validação da matrícula do aluno no Portal do Professor da UFES, conforme instruções disponíveis nos manuais abaixo.

Atenção: O período de matrícula pode coincidir com o período de Recesso definido no Calendário Acadêmico do PPGI. Com isso, alertamos os alunos a contatarem os seus orientadores para definirem as disciplinas a serem cursadas antes do período de Recesso. 

Informações importantes:

  • No Portal do Aluno da UFEStodos os alunos deverão "Solicitar Manutenção" para confirmar a manutenção do vínculo, independentemente se vão realizar a matrícula em alguma disciplina ou não.

  • Caso a disciplina desejada não apareça dentro da oferta no Portal do Aluno da UFES, o aluno deverá solicitar a matrícula à Secretaria do PPGI por e-mail (ppgi [at] inf.ufes.br). 

    - Esse "erro" ocorre pois o sistema somente permite o registro da disciplina uma única vez no histórico do aluno (ou seja, o mesmo código PINF-XXXX só pode ser registrado uma única vez no histórico). Como o PPGI possui disciplinas genéricas (Tópicos Especiais em Informática, Estudo Dirigido, etc), que alteram apenas o subtítulo, o sistema reconhece a disciplina como sendo a mesma.
    - A solução é a Secretaria matricular o aluno em disciplinas equivalentes, mas com códigos diferentes. Por exemplo, Tópicos Especiais em Informática 2 , Estudo Dirigido 3, etc.

Matrícula em outro Programa de Pós-Graduação

No período de matrícula definido no Calendário Acadêmico do PPGI, caso o aluno queira realizar a matrícula em outro Programa de Pós-Graduação (como por exemplo no PPGEE), o(a) estudante deverá enviar à Secretaria do PPGI por e-mail o Formulário de Solicitação de Matrícula em outro PPG.

Primeira Matrícula

Caso seja a primeira matrícula no curso do Mestrado em Informática, no período de pré-matrícula definido no Calendário Acadêmico do PPGI, o candidato deverá preencher o Formulário de Pré-matrícula para confirmar o seu interesse na vaga, anexando os seguintes documentos:

  • Uma cópia em PDF do diploma de graduação ou comprovante de colação de grau em curso de graduação fornecido pelo órgão competente da Instituição de Ensino Superior;

  • Uma cópia em PDF de comprovante de quitação com a justiça eleitoral; e

  • Uma versão em PDF do Termo de Orientação, preenchido e assinado digitalmente com senha eletrônica por meio do Protocolo UFES (Lepisma) pelo orientador.

Após o final do período de pré-matrícula, a Secretaria do PPGI cadastrará os alunos no Sistema Acadêmico da Pós-Graduação da UFES para que possam fazer a matricula no Portal do Aluno.

A matricula deve ser feita pelo próprio aluno após conversar com seu orientador e definir as disciplinas a serem cursadas. Importante atentar que o orientador pode decidir não homologar matrículas em disciplinas cuja ele não aprovado previamente com seu orientando. Uma vez obtido o acesso ao portal conforme descrito abaixo, o processo da primeira matricula é similar ao processo da matricula regular, seguindo instruções de matricula descritas acima. 

Para obter o usuário e a senha de acesso ao Portal do Aluno da Ufes para realizar a matrícula, o aluno deverá seguir os procedimentos descritos no Portal de Autenticação, informando o CPF e o e-mail descritos no Formulário de Pré-matrícula e cadastrados no Sistema Acadêmico da Pós-Graduação da UFES pela Secretaria do PPGI.

Atenção: O sistema pode demorar até 24 horas para reconhecimento do usuário após o cadastro do aluno pela Secretaria do PPGI. Sendo assim, caso não consiga acessar o Portal do Aluno da UFES, tente novamente no dia seguinte.

Informações importantes:

  • O candidato deverá entrar em contato com os professores da linha de pesquisa de interesse que ofereceram vaga no Edital a fim de encontrar um orientador. O candidato poderá fazer contato com os professores por meio dos e-mails disponíveis na página Contatos dos Membros do PPGI;

  • Caso o candidato não encontre um orientador até o final do período de pré-matrícula, o Colegiado Acadêmico do PPGI deverá indicar-lhe um orientador a seu critério e não necessariamente da linha de pesquisa de seu interesse, logo após o final do período de pré-matrícula. A indicação de orientadores seguirá um critério que equilibra o número de alunos por professor do Programa.

Ajuste de Matrícula

No período de ajuste de matrícula definido no Calendário Acadêmico do PPGI, caso o aluno queira realizar ou cancelar a matrícula em alguma disciplina, o aluno deverá enviar à Secretaria do PPGI por e-mail (ppgi [at] inf.ufes.br) o Formulário Offline de Solicitação de Matrícula assinado pelo seu orientador.

Atenção: as matrículas nas disciplinas de Estudo Dirigido deverão ser solicitadas no período de ajuste de matrícula.

Estágio de Docência

Ao final do semestre letivo, após o aluno ter completado o estágio de docência na disciplina em que atuava como monitor, o aluno deverá enviar um e-mail à Secretaria do PPGI (ppgi [at] inf.ufes.br), com o professor responsável pela disciplina em cópia. O e-mail deverá ter o assunto "Estágio de Docência - Semestre 20XX/X", e deverão constar nesse e-mail as informações da disciplina. Além disso, o e-mail deve solicitar ao professor responsável a confirmação que o aluno cumpriu as exigências da disciplina. Apenas após a confirmação do professor é que a Secretaria do PPGI lançará o Estágio de Docência no histórico do aluno. 

Formulários

Os formulários de solicitação de pré-matrícula estão disponíveis nos links abaixo.

  • Formulário de Pré-matrícula [2024/1]

  • Termo de Orientação [DOCX

Orientações importantes:

  • Caso o candidato ainda não tenha obtido diploma de graduação ou comprovante de colação de grau até o final do período de matrícula, deverá enviar o Formulário de Pré-matrícula sem esse documento. Entretanto, deverá editar o Formulário de Pré-matrícula para anexar esse documento até o final do período de ajuste de matrícula definido no Calendário Acadêmico do PPGI, a fim de que sua matrícula no curso de Mestrado seja efetivada;

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910