Faltas e Segunda Chamada de Avaliações
Segunda Chamada de Atividades Avaliativas
A solicitação de segunda chamada de atividade avaliativa é regulamentada pela RESOLUÇÃO CEPE/UFES/Nº 33, DE 22 DE MAIO DE 2023, que garante a possibilidade de protocolar pedido de nova atividade avaliativa a quem tiver atestado médico, caso alguma avaliação tenha sido aplicada durante o período de doença.
Para requerer a segunda chamada de uma avaliação você deve:
- Preencher o formulário de solicitação de realização de provas.
- Comprovar, por meio de atestado médico contendo Classificação Internacional das Doenças - CID, identificação e número do registro do médico no Conselho Regional de Medicina - CRM, o motivo de seu impedimento.
- Anexar cópia de seu comprovante de matrícula.
Toda documentação deve ser encaminhada em PDF para o email da secretaria do curso: cecomp [at] inf.ufes.br .
A secretaria vai então criar um documento avulso no sistema de protocolo da Ufes, e a seguir encaminhar para o departamento ofertante da disciplina, que por sua vez repassa o pedido para o professor da disciplina.
Os professores possuem autonomia para definir quando e como será feita a nova avaliação.
Faltas nas Disciplinas
A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) é uma lei federal que determina que todo estudante do ensino superior é obrigado a ter frequência mínima de 75% do total de horas letivas para aprovação.
Da mesma forma, vários são os pareceres do Conselho Nacional de Educação enfatizando que não há no ensino superior o abono de faltas.
Portanto, se você ultrapassar o limite de faltas em uma disciplina, ou seja, superar os 25% de faltas que você tem direito, isso implica em reprovação por falta (RF), independentemente da média obtida na disciplina.
Atestados apresentados justificam mas não abonam a falta nos dias de sua ausência. Como não há abono de faltas, nos 25% que você tem direito a faltar estão incluídas todas as situações: doenças, trabalho, etc. Sendo assim, recomenda-se presevar ao máximo as faltas para alguma eventualidade ao longo do semestre.
A legislação somente permite a compensação de faltas em casos específicos como:
- Alunos reservistas
- Alunos com representação na CONAES
- Alunos participantes em congresso científico ou competição desportiva ou artística
- Alunas gestantes
- Alunos com enfermidades de longa duração
Para os casos 4 e 5, você deve solicitar o Regime de Exercícios Domiciliares.
Vale destacar que os professores são obrigados por lei a realizar o registro de presença em todas as aulas. Registrar a presença para um aluno que não está de fato presente na aula caracteriza crime de falsidade ideológica, podendo o professor sofrer punição.