Procedimentos Pós-Defesa - Solicitação de Diploma
1º - Produzir a versão final de sua dissertação/tese em PDF
2º - Inserir folha de aprovação e ficha catalográfica no texto final
Obtenha junto ao seu(sua) orientador(a) a folha de aprovação (um dos documentos de defesa disponíveis na página de Documentos Durante a Defesa) que foi assinada pelos membros da banca. Além disso, gere a ficha catalográfica de acordo com as instruções da Biblioteca Central.
Após sua geração, confira a Ficha Catalográfica (às vezes ela vem com erro: nome do aluno, e o dos professores da banca examinadora corretamente escritos, etc.). Havendo erros nas vias, é importante providenciar a correção junto à Biblioteca Central, uma vez que a Ficha Catalográfica é publicada pela biblioteca para o mundo inteiro.
De posse de ambos os documentos digitais, insira-os na versão final de sua dissertação/tese em formato PDF. A ficha catalográfica deve ser inserida após capa e folha de rosto (ou seja, deve ser a 3ª página do PDF) e a folha de aprovação deve ser inserida após a ficha catalográfica.
3º - Realizar a assinatura da declaração de versão final e sua inserção no texto final
Após realizar o passo anterior, você deverá preencher uma declaração de versão final (CLIQUE AQUI), incorporá-la no final do PDF da dissertação ou tese produzido no passo anterior e, por fim, assinar (eletronicamente via gov.br) este documento composto (dissertação ou tese já com a declaração de versão final na última pagina). Ressalta-se que é importante realizar esses passos na ordem e com o sistema de assinatura indicados anteriormente, para garantir a autenticidade da assinatura digital. Como último passo, deve-se confirmar a validade (no site do gov.br) de todas assinaturas da declaração de versão final do documento composto. Documentos com assinaturas corrompidas serão devolvidos.
Guarde este PDF da dissertação/tese assinado para enviar juntamente com toda a documentação à Secretaria do PPGI no último passo.
4º - Realizar procedimento para depósito do trabalho no RI/UFES
Seguindo as instruções do Repositório Institucional da UFES (RI/UFES), preencher e assinar o Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas. Gere uma versão PDF do termo de autorização preenchido e assinado e guarde-o para enviar juntamente com toda a documentação à Secretaria do PPGI no último passo.
5º - Juntar os demais documentos necessários, em formato PDF
Além da folha de aprovação (um dos documentos de defesa disponíveis na página de Documentos Durante a Defesa), há outros documentos relacionados à defesa que foram assinados pelos membros da banca examinadora. Obtenha junto ao seu(sua) orientador(a) todos estes documentos, em formato PDF, e guarde-os para enviar à Secretaria do PPGI no último passo.
Veja também as instruções da página da PRPPG sobre confecção de diplomas. Há uma série de documentos pessoais necessários para que a Secretaria do PPGI instrua o processo. Junte também todos os documentos pessoais solicitados pela PRPPG em formato PDF, cada documento em um arquivo separado, e guarde-os para enviar à Secretaria do PPGI no último passo.
6º - Finalmente, entregar toda a documentação à Secretaria do PPGI
Neste ponto do processo, você deve ter os seguintes documentos guardados, todos em formato PDF:
- Versão final da dissertação/tese com a ficha catalográfica e a folha de aprovação inseridas e com a declaração de versão final com uma assinatura válida (verifique o documento no site do gov.br para garantir a validade da assinatura do autor e de seu orientador);
- Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas do RI/UFES, devidamente preenchido e assinado;
- Documentos relacionados à Defesa (na página de Documentos Durante a Defesa), devidamente preenchidos e assinados pelos membros da banca examinadora;
- Documentos pessoais solicitados pela PRPPG para confecção de diplomas, cada documento em um arquivo separado.