Otimização e Modelagem Computacional

Área de concentração: Ciência da Computação
Descrição: A linha de pesquisa em Otimização e Modelagem Computacional reúne pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação envolvidos em projetos de pesquisa em duas áreas da Matemática Aplicada: Otimização e Modelagem Computacional, possuindo interseções com as áreas de Inteligência Computacional e Computação de Alto Desempenho.
Na área de Otimização são realizadas pesquisas em Otimização Combinatória, tais como o desenvolvimento de modelos de logística e otimização para o setor produtivo, programação matemática, implementação e adaptação de heurísticas e meta-heurísticas, estudo de problemas e algoritmos em grafos, dentre outras.
Na área de Modelagem Computacional são realizadas pesquisas dos mais diversos fenômenos englobando áreas tão abrangentes quanto as engenharias, ciências exatas, biológicas, humanas, economia e ciências ambientais. As pesquisas conduzidas pelo grupo abrangem desde a descrição matemática dos problemas até a criação de sistemas computacionais para a implementação eficiente das soluções encontradas.
As principais linhas de investigação incluem: Heurísticas e meta-heurísticas; Programação Matemática; Algoritmos em Grafos; Computação Evolutiva; Redes de Transporte; Computação Científica Combinatória; Métodos numéricos aplicados; Soluções numéricas de equações diferenciais; e Formulações estabilizadas do método de elementos finitos.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910