Ciclo de Palestras em Computação

O Ciclo foi idealizado em 2020 pela Coordenação do Curso de Ciência da Computação juntamente com os representantes dos alunos do curso de Ciência da Computação no Colegiado e no Departamento de Informática. A partir de 2021, o Ciclo passou a ser organizado de forma conjunta pelas Coordenações dos Cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação.

O Ciclo de Palestras em Computação contará com apresentações de ex-alunos de ambos os curso e de profissionais e empresários de sucesso no setor de Computação. No primeiro momento decidiu-se priorizar a participação de egressos do curso de Ciência da Computação. Em 2021, passou a contar com egressos dos dois cursos. No entanto, posteriormente, também teremos apresentações de egressos de outros cursos, além de profissionais de sucesso no mercado.

Os objetivos principais do Ciclo de Palestras são:

  1. Mostrar aos alunos o profissional que estamos formando e o perfil do profissional que poderá se tornar;
  2. Servir como estímulo para a dedicação aos estudos e participação nas atividades do curso;
  3. Resgatar o convívio com os egressos do nosso curso com vistas a realização de atividades em conjunto com os alunos de nosso curso;
  4. Gerar idéias que possam servir para orientar nossos alunos para a criação de startups ou para se dedicarem a algum setor da Computação com demanda no mercado de trabalho.

Abaixo, estão listadas as palestras já programadas para o ciclo atual. Encontram-se disponíveis, também, gravações das palestras já realizadas (clique no nome do palestrante).

Ciclo 2022/2

  • 13/12/2022 - 10:30h - Ivan Oliveira Nunes  ivanoliv.1 [at] gmail.com ()

    Ivan é bacharel em Engenharia de Computação pela UFES (2009-2014), mestre em Ciência da Computação pela UFMG (2014-2016) e doutor pela University of California Irvine (2016-2021). Desde 2021, atua como professor de Segurança Digital no Rochester Institute of Technology (NY, USA), onde lidera o laboratório de segurança de sistemas de hardware/software. Seus interesses estão na interseção das áreas de segurança/privacidade, sistemas embarcados, redes de computadores e criptografia aplicada. Seus trabalhos mais recentes incluem temas como segurança de sistemas ciberfísicos (CPS), projeto de arquiteturas de computadores seguras, segurança de redes centradas em conteúdo e protocolos de autenticação.

Ciclo 2022/1

  • 02/08/2022 - 19h - Mateus Tanure  mateusvtt [at] gmail.com ()

    Graduado em Engenharia de Computação pela UFES (turma de 2009), Mateus vem constituindo sua carreira nas maiores fintechs do Brasil. Começou como bolsista na universidade, trabalhou como Analista de TI no PoP-ES/RNP, em 2017 ingressou no PicPay onde atuou como Software Engineer e DevOps Engineer, arquitetando e desenvolvendo softwares altamente escaláveis na nuvem. Desde o início de 2020 atua como Lead Software Engineer no Nubank no time de plataforma mobile, o qual dentre as principais responsabilidades estão as pipelines de CI/CD e a observabilidade do aplicativo.

  • 09/08/2022 - 19h - Lucas de Paula Veronese  lucas.veronese [at] gmail.com ()

    Dr. Lucas de Paula Veronese graduou como Bacharel, Mestre, e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil, em 2008, 2011 e 2015, respectivamente. Durante seu doutorado, visitou a Escola de Engenharia Mecânica da University of New South Wales, Austrália. Em 2016, foi bolsista de pós-doutorado no Centro Avançado de Engenharia Elétrica e Eletrônica (AC3E) da Universidad Técnica Federico Santa María, Valparaíso, Chile. Em 01/2017, ele se juntou à Visteon Electronics Germany GmbH como Senior Data Scientist liderando o desenvolvimento de algoritmos de percepção para Veiculos. O Dr. Veronese esteve na Unidade de Advanced Driver Assistance Systems na Continental-AG trabalhando como Sensor Fusion Specilist. Em outubro de 2021, Dr. Lucas de Paula Veronese se junto a NVIDIA Corporation como Senior Sensor Fusion Engineer para trabalhar no desevolvimento de produtos para veiculos autonomous.

Ciclo 2021/2

  • 14/12/2021 - 19h - Thiago Ortiz
    Thiago Ortiz é um apaixonado por tecnologia e empreendedorismo, além de colecionador de hobbies nas horas vagas que vão desde Marcenaria a pintura de Miniaturas. Formado em Ciência da Computação pela UFES na turma de 2003, foi onde desenvolveu sua admiração por tecnologia e programação. Em 2005 iniciou sua carreira trabalhando com criação de sistemas para ambientes corporativos fechados. Em meados de 2012, iniciou capacitação em empreendedorismo, inovação e sistemas em escala, durante seu momento de empreender para si. Em 2017 entrou para o PicPay onde hoje lidera times de tecnologia e vêm trabalhando para criar uma área de Pesquisa com foco em manter sempre ativo o ciclo de inovação no negócio.

  • 01/2/2022 - 18h - Rafael Barbosa rrbarbosa [at] gmail.com ()
    Rafael tem doutorado pela universidade de Twente na Holanda na área de segurança de sistemas industriais. Ele também trabalhou como consultor e pesquisador na mesma área. Nos últimos 6 anos, ele trabalhou com engenheiro/cientista de dados em diversas empresas em Amsterdam. Hoje ele lidera o time de infraestrutura de dados na WeTransfer. (Contato: rrbarbosa ARROBA gmail.com) (Link para apresentação:)

  • 15/02/2022 - 19h: Pedro da Luz  pmdaluz [at] gmail.com ()
    Pedro da Luz se formou em Engenharia de Computação pela UFES em 2004, mas tem paixão por computação desde a infância, sempre buscando variedade. Já fez um pouco de tudo em tecnologia, BBSs, ISPs, Fintech, Aeronáutica, mundo Acadêmico, Governo, Indústria de Hardware, etc. Em 2015 mudou para Califórnia, onde teve a oportunidade de trabalhar como Production Engineer/Site Reliability Engineer nas maiores empresas de tecnologia do mundo (por 6 anos no Facebook, e atualmente Google).

  • 08/03/2022 - 19h: Carlos Eduardo Brandão   (Diretor Executivo da INTELLIWAYbrandao [at] intelliway.com.br ()
    Engenheiro da Computação e Pós-Graduação em Redes de Computadores (UFES), MBA e Mestrando em Gestão Competitiva (FGV). Atua a mais de 25 anos como empreendedor no setor de tecnologia, em empresas como Intelliway, IntelliGov e ISH. Possui ampla experiência em Segurança da Informação, Redes, Datacenter, Serviços Gerenciados, Consultoria e Arquitetura de TI..

Ciclo 2021/1

  • 27/07/2021: Rodolfo Jardim de Azevedo
    Rodolfo Azevedo é presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP. Ele é graduado em Engenharia de Computação pela UFES e tem doutorado em Ciência da Computação pela Unicamp. Recebeu os dois prêmios máximos da Unicamp de Excelência Acadêmica Zeferino Vaz e de Dedicação ao Ensino de Graduação em 2012. É pesquisador do CNPq desde 2006 e já foi homenageado em 8 turmas de graduados nos cursos de Computação da Unicamp. Foi diretor do Instituto de Computação entre 2017 e 2019 e faz parte do comitê organizador da Maratona de Programação, tendo organizado 2 finais nacionais e as Escolas de Verão da Maratona de Programação desde 2012.

  • 10/08/2021: Lucas Catabriga
    Trabalha há 3 anos na ASML (https://www.asml.com/en), uma empresa chave na indústria de semicondutores, na Holanda. Antes disso trabalhou por 4 anos na Embraer, onde também fez um mestrado no ITA. Se formou na UFES em 2012, em Engenharia de Computação.

  • 24/08/2021: Ramon de Souza Schwartz
    Dr. Ir. Ramon de Souza Schwartz é um especialista na área de comunicação sem fio (e.g., Vehicle-to-X, 5G) para plataformas automotivas com mais de 10 anos de experiência em projetos de Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS). Obteve seu doutorado pela Universidade de Twente em 2013 na área de disseminação de dados em redes veiculares. Entre 2013 e 2016, trabalhou na Hitachi Europe em Sophia Antipolis, França, como engenheiro de pesquisa no laboratório automotivo e industrial, onde realizou pesquisa e desenvolvimento em diversos projetos internos e europeus na área automotiva. Desde 2017, trabalha na TNO, Holanda, desenvolvendo pesquisas nas áreas de comunicação celular (5G), protocolos de rede Vehicle-to-X e componentes de middleware de percepção para aplicações de veículos autônomos. Está atualmente envolvido em projetos europeus como 5G-MOBIX e ENSEMBLE.

  • 14/09/2021: Fábio Fabris (Nubank: https://nubank.com.br/)
    Fábio é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010), mestre em Informática também pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012) e doutor em Ciência da Computação pela University of Kent (2017, Inglaterra), com PostDoc pela mesma universidade (2019, Inglaterra).  Atualmente é Senior Data Scientist no Nubank, maior banco digital do mundo. Fábio trabalhou ao longo da graduação e mestrado no NINFA, Núcleo de Inferência em Algoritmos. Durante esse período atuou em vários projetos relacionados à mineração de dados e data science com empresas multinacionais (EDP, Petrobrás). No seu doutorado (e pós-doutorado) abordou o uso de técnicas avançadas de mineração de dados para identificar genes potencialmente envolvidos com o envelhecimento em humanos explorando a grande massa de dados genômicos e proteômicos existente publicamente em portais na internet. Atualmente trabalha como senior Data Scientist no Nubank, maior banco digital do mundo, aplicando várias técnicas de AI e Data Mining nos processos da empresa.

Ciclo 2020/2

  • 06/04/2021: Pedro Henrique Mannato Coutinho
    Graduado e Mestre em Ciência da Computação (UFES). CEO do Olho do Dono, startup desenvolvedora de tecnologia com câmera 3D para pesar bois, considerada melhor Startup da América Latina, no 1º Techcrunch Startup Battlefield Latam 2018, e melhor Agtech do Brasil por 3 vezes consecutivas (Intercorte 2018, Lide Agronegócio 2019 e Embrapa Siagro 2019).

  • 13/04/2021: Eric Marchetti Santos
    Lead Unity Developer na Inside Tecnologia desenvolvendo jogos de treinamento industrial para Realidade Virtual. Graduado em Ciência da Computação em 2019 pela UFES e Técnico em Jogos Digitais em 2016 pelo Centro Tecnológico Vasco Coutinho.

  • 20/04/2021: Saulo Bittencourt
    Saulo Bittencourt é formado em Ciência da Computação pela UFES e pós-graduado em Gerência de Projetos pela UVV. É fundador e CEO da ETAURE, Cofundador da Lifeware, estando também como atual presidente da TecVitória, além de ser diretor da ACT!ON. É entusiasta por empreendedorismo, inovação e otimização, e tem como sua maior paixão a família.

  • 27/04/2021: Luis Felipe Gomes Carvalho
    Luís é sócio-fundador e CEO na AEVO, empresa com o maior software de gestão de inovação da América Latina. Graduado em Ciência da Computação pela UFES e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, tem mais de 14 anos de experiência com projetos de inovação tecnológica. Nos últimos anos, se dedica a entender como a gestão de inovação e o intraempreendedorimo podem gerar mais resultados para as corporações.

Ciclo 2020/1

  • 10/11/2020: Fabrício Vargas Matos
    Fabrício Matos é um empreendedor serial em startups. De formação, é Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela UFES. Iniciou sua carreira com pesquisa básica em bioinformática e computação de alta performance, e posteriormente optou por atuar no ambiente de pesquisa aplicada visando a criação de novos negócios com alto potencial de impacto. Hoje é lider de um time de especialistas em deep learning nos Estados Unidos, e é fundador da startup Coover.me que utiliza IA e Blockchain para resgatar o papel do mutualismo na criação de seguros inteligentes, que possam proporcionar uma maior segurança econômica para a população em geral.
  • 17/11/2020: Franco Machado
    Graduado em Ciência da Computação pela UFES, MBA em Marketing pela FGV e Eletrotécnico pelo IFES. Sócio nas empresas Mogai Tecnologia e Olho do Dono, onde participou do desenvolvimento e implantação de projetos inovadores para grupos empresariais como Petrobras, Vale, Votorantim, ArcelorMittal, Suzano e outros. No desenvolvimento de projetos de engenharia, inovação e produtos da Mogai, conheceu em detalhe mais de 100 operações de mineração, siderurgia, cimento, fertilizantes, celulose e outras indústrias. Participou de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento junto à FINEP, FAPES, CNPq, SENAI e também empresas privadas como CISCO e ArcelorMittal.

  • 24/11/2020: Rômulo Rosa Furtado
    Formado em 2014 como bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo, tenho desde então trabalhado principalmente com desenvolvimento de software mas também com experiência na área de telecomunicações. Iniciei minha carreira na áreas de redes e infraestrutura de comunicação integrando o time de analistas do PoP-ES/RNP, onde tive a oportunidade de fazer parte da construção e manutenção de uma das principais redes do Brasil. Já em 2016, iniciei como programador em uma das startups de maior crescimento do Brasil, a Loggi. Durante meu período na Loggi pude trabalhar em projetos complexos e desafiadores que exigiram um amplo nível de conhecimento para solucionar diversos problemas do setor logístico. No início de 2019 me mudei para Alemanha, onde assumi um cargo de liderança técnica de engenharia de software em uma startup que impulsiona transações de grandes portfólios de investimento do mercado financeiro europeu.
    Durante sua palestra, Rômulo apontou dois links interessantes: (1) Dicas para quem quer migrar profissionalmente para a área de computação; (2) Apresentação da Loggi sobre solução de problemas NP na empresa.

  • 01/12/2020: Silvana Rosseto
    Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Realizou o programa de doutorado sanduíche no exterior, pela Politecnico di Milano (2004/2005). Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em computação concorrente, paralela e distribuída. Atualmente exerce o cargo de Professor Associado no Departamento de Ciência da Computação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  • 08/12/2020: Lauro José Lyrio Júnior
    Mestre em Informática pela Universidade Federal do Espirito Santo e Bacharel em Ciência da Computação pela mesma instituição. Desenvolveu sua vida acadêmica realizando pesquisas em P&D nas áreas de Robótica, Visão Computacional e Inteligência Artificial desde 2009, Membro do projeto "Carro Autônomo da UFES", um dos veículos autônomos mais avançados da América Latina, participou ativamente desde o início do projeto desenvolvendo algoritmos de localização e percepção utilizando sensores como LIDARs e câmeras estéreo. Atualmente é CTO na Motora.ai, empresa do segmento de tecnologia, investida do FIP Aeroespacial e parceira estratégica da Embraer no desenvolvimento das tecnologias de visão computacional do e-VTOL, mais conhecido como táxi aéreo da Uber.

  • 15/12/2020: Rodrigo Dal Moro
    Mestre em Engenharia de Software pela UFES. Graduado em Ciência da Computação pela UFES. Consultor e Implementador de modelos e normas de qualidade de software MPS.BR. Empreendedor convicto e Cofounder das startups capixabas AEVO e IndustriALL. Atualmente atuo como CEO na IndustriALL, uma IndTech que possui as plataformas iALL e iOMNIA. Ambas são soluções para indústrias com foco na integração de Sistemas Industriais (PIMS) e ERPs e no uso de IA para predição de variáveis de processo de produção. Atuo no mercado há mais de 15 anos tendo trabalhado para grandes grupos industriais nacionais e internacionais, como: ArcelorMittal, Klabin, Samarco, Suzano, Veracel, VLI entre outros.
    Após a palestra, Rodrigo gentilmente nos disponibilizou seus slides e o link do site Base27.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910