Ensino à distância
A UFES possui um programa de ensino à distância em funcionamento desde 2000, totalmente estruturado. O programa está atualmente integrado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, vinculado à CAPES/MEC e interliga todas as regiões espírito-santenses, com 26 polos municipais de apoio presencial da UAB. O Núcleo de Educação Aberta e à Distância (ne@ad) constitui o organismo mediador e gestor das ações voltadas ao ensino à distância e é gerenciado pela Administração Central da UFES. Em seu interior, alocam-se a Coordenação e a Coordenação Adjunta da UAB e sua estruturação é composta por especialistas de diversas áreas do conhecimento, onde se incluem especialistas em Informática na Educação do PPGI, atendendo a projetos de vários Centros e Departamentos da Universidade e de outras instituições.
Desde 1996, o grupo de Informática na Educação do PPGI vem desenvolvendo tecnologia e formando recursos humanos para o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino à distância. O foco central é a construção de ambientes virtuais para apoiar a interação (atividades cooperativas e colaborativas) e de uma cultura e uso desses ambientes.
Os trabalhos estão sendo realizados junto às graduações e nas pós-graduações da UFES e UFRGS (em parceria), visando preparar profissionais com conhecimento técnico para desenvolver novos recursos de apoio à interação e promover o uso desses recursos. Os professores/pesquisadores atuantes em Informática na Educação trabalham na formação de professores para o uso de TIC no contexto do ensino fundamental e médio, onde se pretende criar as condições iniciais, em termos de capacitação de recursos humanos, para o uso da Informática em educação a distância. Sua ação busca propiciar a cada professor o conhecimento de Informática e a visão crítica das suas possibilidades de uso como instrumento potencializador do fazer pedagógico e das capacidades do aprendiz enquanto cidadão consciente e agente de sua aprendizagem.
São atividades do PPGI dentro deste contexto:
1 - Desenvolvimento do ClicAção, um ambiente para o desenvolvimento de jogos educacionais, envolvendo alunos de mestrado e graduação das mais variadas partes do país, criando assim uma rede de aprendizagem;
2 - Pesquisa sobre o uso de tecnologias de comunicação e cooperação para melhoria do ensino presencial;
3 - Oferta de disciplinas sobre o uso educacional de mundos virtuais na graduação e no mestrado, bem como em cursos de especialização e extensão, na modalidade educação à distância, via ne@ad/UFES;
4 - Elaboração de arquiteturas pedagógicas para educação à distância mediada pela Web, para apoiar o processo de ensino e aprendizagem de programação, com a inclusão de recursos para a autorregulação da aprendizagem (trabalho conjunto com a UFPA);
5 - Produção de ambientes flexíveis para mediação da educação à distância (trabalho conjunto com a UFAM);
6 - Projeto de um hiperdocumento que disponibilizará objetos de aprendizagem pertencentes a uma biblioteca de tecnologias assistivas, de maneira inteligente, utilizando mapas conceituais, agentes de software e ontologias de domínio para navegação e recuperação de documentos (trabalho conjunto com a FACED-UFRGS);
7 - Oferta de cursos no Programa Aluno Integrado ES, do Ministério da Educação, para professores, gestores e alunos da rede pública de ensino;
8 - Desenvolvimento de um ambiente para a tradução Português-LIBRAS, no contexto do projeto Tecnologias Assistivas para a Síntese, Tradução e Reconhecimento da Língua de Sinais Brasileira (EDITAL PGPTA n° 59/2014 CAPES/MCTI/SDH, em conjunto com UNICAMP e UFAL), no período de 2015 até 2019.