Informações Gerais Sobre Matrícula
Nesta página encontram-se algumas informações importantes sobre o procedimento de matrícula de aluno em disciplina do curso.
Escopo de Turmas
As turmas oferecidas com escopo 1 são específicas para os alunos do curso, as de escopo 2 são para alunos que tenham aquela disciplina em sua grade curricular e as de escopo 3 são abertas a todos os alunos.
Na disputa por vagas, considerando o escopo da turma, vale o pré-requisito da disciplina solicitada e o CR (coeficiente de rendimento) normalizado do aluno.
Retificação de Matrícula
Conforme art. 17 da resolução nº 58/2008 – CEPE: o aluno que se sentir prejudicado por problemas ocorridos em sua solicitação de matrícula, após o ajuste de matrícula, deverá protocolar no Colegiado de Curso de Graduação pedido de correção, anexando os comprovantes de solicitação matrícula e o horário individual.
O pedido de correção destina-se a atender, exclusivamente, os seguintes casos:
- Erros de processamento devidamente constatados pela Coordenação de Curso;
- Problemas identificados pela Coordenação de Curso em ofertas de turmas;
- Matrícula de aluno em Plano de Estudos, regido por Resolução específica deste Conselho, não efetivada anteriormente;
- Matrícula de aluno em Programa de Acompanhamento, regido por Resolução específica deste Conselho.
Quebra de Pré-requisito
Conforme art. 1º da resolução nº 39/2010 - CEPE: A quebra de pré-requisitos das estruturas curriculares dos cursos de graduação desta Universidade deverá ser deferida quando o interessado provar ser necessária para correção de equívoco e/ou ação cuja responsabilidade seja da Universidade.
Conforme art. 3º da resolução nº 39/2010 - CEPE: Com base em solicitação devidamente fundamentada também poderá haver quebra de pré-requisito nos casos julgados relevantes e pertinentes pelo Colegiado de Curso de Graduação.
Procedimentos para Solicitação de Retificação de Matrícula (incluindo quebra de pré-requisito)
Para cada disciplina que se deseja solicitar retificação de matrícula:
- Preencher o formulário de retificação de matrícula (baixar formulário);
- Solicitar a assinatura do professor responsável pela disciplina, para confirmar sua frequência às aulas (essa assinatura pode ser digital, gerada via o Utilitário "Assinar Arquivos" do sistema protocolo.ufes.br);
- Realizar a Solicitação Online de Retificação de Matrícula (link Google Forms), preenchendo todos os dados com atenção e anexando ao final o Formulário de Retificação de Matrícula assinado pelo professor da disciplina;
- Deve-se observar o prazo previsto no Calendário Acadêmico (procurar no calendário: "Prazo para o aluno solicitar, junto ao Colegiado do Curso de Graduação, a aplicação do Art. 17 da Resolução nº 58/2008 - CEPE e da Resolução nº 39/2010 - CEPE");
- Caso seja cometido algum erro nos dados enviados no Google Forms, o aluno deve fazer uma nova solicitação retificando os dados e explicando o erro no campo "Observações";
- Aguardar processamento por parte da Secretaria e aprovação do Colegiado do curso.
Obs: A entrega do formulário assinado pelo professor, por si só, não garante a matrícula na disciplina, pois o mesmo depende de análise e aprovação do Colegiado, conforme estabelecido no § 1° do art. 17 da resolução nº 58/2008 – CEPE, bem como o art. 2o. da da resolução nº 39/2010 – CEPE.
Aproveitamento de Estudos