AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM - A INCLUSÃO AUTÔNOMA DOS APRENDIZES DEFICIENTES VISUAIS

Nome: JEFFERSON RIBEIRO DE LIMA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 05/06/2015

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CREDINE SILVA DE MENEZES Examinador Interno
ORIVALDO DE LIRA TAVARES Orientador
ROSANE ARAGÓN DE NEVADO Examinador Externo

Resumo: Este artigo apresenta recursos digitais que quando usados em ambientes virtuais de aprendizagem os tornam inclusivos. Esses recursos digitais permitem ao usuário deficiente visual a execução das tarefas propostas no ambiente de aprendizagem por meio de instruções pronunciadas via microfone acoplado ao computador, de modo a tornar o aprendiz deficiente visual totalmente autônomo, durante a navegação e comunicação dentro do ambiente, sem a necessidade de auxílio de terceiros ou software externos.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910