pNota: Análise das Estruturas Textuais com Active Learning para Avaliação de Respostas Discursivas
Nome: MARCOS ALÉCIO SPALENZA
Data de publicação: 27/04/2023
Banca:
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Papel |
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CLAUDINE SANTOS BADUE | Examinador Interno |
ELIAS SILVA DE OLIVEIRA | Presidente |
PATRICK MARQUES CIARELLI | Examinador Interno |
PRISCILA MACHADO VIEIRA LIMA | Examinador Externo |
RAFAEL BASSI STERN | Examinador Externo |
Resumo: O processo de avaliação é uma etapa básica que compõe a verificação de aprendizagem
e garante o andamento do ensino conforme o currículo previsto. Dentro da avaliação
de aprendizagem, as questões discursivas são comumente utilizadas para desenvolver o
pensamento crítico e as habilidades de escrita. Com maior quantidade de estudantes, o
professor precisa adaptar seus métodos de ensino, sem tornar a avaliação um fator limitante.
Alinhado a isso, existe em sua totalidade uma grande quantidade de material, mesmo
que a produção individual do estudante seja pequena. Apesar da quantidade, o professor
precisa analisar em detalhes cada uma das respostas dos estudantes para identificar gaps na
aprendizagem. Deste modo, a adoção de métodos de suporte educacional busca a melhoria
da capacidade analítica desse professor, impactando diretamente o acompanhamento do
aluno. Neste trabalho apresentamos um modelo de Active Learning para classificação de
documentos educacionais, em especial a avaliação de respostas discursivas curtas. Para isso,
combinamos métodos de agrupamento e classificação com enriquecimento textual de forma
gramatical, morfológica, semântica, sintática, estatística e sequencial para identificação dos
padrões de respostas. Enquanto o sistema detecta os padrões textuais que se aproximam do
modelo de correção do professor, este tem menor esforço de correção e maior suporte para
seu modelo avaliativo. Para teste desse modelo, utilizamos um total de 65875 respostas
curtas dentre 255 questões da literatura, alcançando em média accuracy de 79% e F1
ponderado de 78% em relação aos avaliadores humanos.