Concurso Público - Edital 143/2016

Dados do Edital Número 143 (ver publicação no D.O.U.)

Nome da vaga: vaga alocada ao Departamento de Informática/CT pela resolução nº 17/2016-CEPE/UFES.

Número de vagas: 01 (uma).

Área: Ciência da Computação.

Sub-área:  Metodologia e Técnicas da Computação.

Titulação mínima exigida: Graduação Plena em Ciência da Computação, ou Informática, ou Engenharia de Computação, ou Engenharia Elétrica, ou Sistemas de Informação, ou Engenharia de Software, ou Licenciatura em Informática, ou Licenciatura em Computação. Doutorado em Ciência da Computação, ou Ciência da Informação, ou Ciências da Computação e Matemática Computacional, ou Ciências da Computação, ou Ciências da Informação, ou Computação, ou Engenharia Ambiental, ou Engenharia Civil, ou Engenharia da Computação, ou Engenharia de Computação, ou Engenharia de Automação e Sistemas, ou Engenharia de Eletricidade, ou Engenharia de Produção, ou Engenharia de Sistemas e Computação, ou Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Automação, ou Engenharia e Gestão do Conhecimento, ou Engenharia Elétrica e Informática Industrial, ou Engenharia Elétrica, ou Engenharia Eletrônica e Computação, ou Engenharia Mecânica, ou Gestão & Organização do Conhecimento, ou Informática Aplicada, ou Informática e Gestão do Conhecimento, ou Informática, ou Matemática Aplicada, ou Modelagem Computacional, ou Modelagem Matemática e Computacional, ou Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, ou Sistemas e Computação, ou Tecnologias da Inteligência e Design Digital.

Regime de Trabalho: 40 (quarenta) horas, DE (Dedicação Exclusiva).

Representantes do DI junto à Comissão Central de Inscrição: professores Celso Alberto Saibel Santos e Vítor Estêvão Silva Souza.

Local de inscrição: Secretaria do Departamento de Informática – DI, sala 15 CT-7

UFES - Av. Fernando Ferrari, 514, Campus de Goiabeiras, Vitória, ES, CEP: 29075-910, onde os interessados poderão obtero programa e a descrição das etapas do concurso.

Horário de inscrição: Segundas, quartas e sextas de 14:00 a 19:00; terças e quintas de 09:00 a 13:00.

Telefone: (27) 4009-2654.

E-mail: secretaria [at] inf.ufes.br

Data provável para a realização das provas: as provas escrita, de aptidão didático-prática, de títulos e publicações e de plano de trabalho, serão definidas pelo Departamento de Gestão de Pessoas (DGP/UFES), mas provavelmente, as provas não ocorrerão antes de dezembro.

 

Programa e Bibliografia

 

Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados     

Conteúdo: programação em linguagens C, C++ e Java, algoritmos de busca e ordenação, tipos abstratos de dados, implementação e aplicação de listas, pilhas e filas, implementação e aplicação de árvores binárias, árvores de busca, árvores balanceadas, estruturas genéricas, implementação e aplicação de tabelas hash.

     

Bibliografia: Celes, W.; Cerqueira, R. e Rangel., J. L., Introdução a Estruturas de Dados, Campus, 2004; Ziviani, N., Projeto de Algoritmos com Implementações em Java e C ++, Thomson, 2006; Schildt, H., C Completo e Total, 3ª edição, Pearson  / Makron Books, 2008; Deitel, P. J. e Deitel, H. M., Java: como programar. 8ª edição, Pearson, 2010.

 

Bancos de Dados

Conteúdo: Utilização de Bancos de Dados, A Linguagem de Consulta SQL, Definição de dados em SQL, Consultas e Atualização de Dados em SQL, Modelagem e Projeto Conceitual, Lógico e Físico de Bancos de Dados, Modelo Entidade-Relacionamento, Modelo Relacional, Chaves primárias, secundárias e estrangeiras, Processamento de Transações, Controle de Concorrência e Recuperação.

 

Bibliografia: Elmasri, R. e Navathe, S. B., Sistemas de Banco de Dados, 6ª. Edição, Pearson, 2011; Silberschatz; A., Korth, H. F. e Sudarshan,  S., Sistema de Banco de Dados, , 5ª. edição, Elsevier, 2006.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910