Modelagem Computacional de Problemas de Transporte e Aplicações
Resumo: Este projeto tem como objetivo o estudo e desenvolvimento de formulações numéricas e computacionais utilizadas na solução de equações diferenciais parciais que modelam problemas de transporte convectivo-difusivo-reativo. As equações diferenciais que modelam estes problemas têm diversas aplicações em áreas da engenharia e ciências aplicadas, tais como exploração de reservatórios de petróleo, dispersão de poluentes no meio ambiente, extração de águas subterrâneas, etc. Dentre os métodos numéricos utilizados para resolver estas equações, destacam-se os métodos Elementos Finitos de Galerkin e Diferenças Finitas. É bem conhecido na literatura os problemas de estabilidade do método de Elementos Finitos de Galerkin quando aplicado à problemas de transporte predominantemente convectivos e/ou reativos. As limitações deste método podem ser contornadas através de métodos estabilizados ou multiescalas [4]. Neste projeto, daremos continuidade ao estudo dos métodos de estabilização para a equação de transporte, principalmente o método sub-malha Difusão Dinâmica. Serão realizadas aplicações em problemas de transporte em meios porosos e equações de Euler. Este projeto busca também uma cooperação entre grupos de pesquisa do Centro Universitário Norte do Espírito Santo UFES/CEUNES [1], o Programa de Pós-Graduação em Informática da UFES [2] e o Laboratório Nacional de Computação Científica LNCC [3].
Data de início: 01/08/2011
Prazo (meses): 24
Participantes:
Papel | Nome |
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Coordenador | ISAAC PINHEIRO DOS SANTOS |