Inteligência Artificial em Saúde: Pesquisa e Desenvolvimento de Algoritmos para Monitoramento, Diagnóstico e Promoção da Saúde e Bem-Estar

Resumo: A promoção de saúde e bem-estar para a sociedade é uma preocupação e grande desafio a ser encarado pela população e por governos ao redor do mundo, uma vez que a área gera impactos políticos, sociais, econômicos e na qualidade de vida dos indivíduos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019 as despesas com saúde no Brasil totalizaram R$ 711,4 bilhões ou 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, sendo R$ 283,6 bilhões (3,8% do PIB) deste total relativos a gastos realizados pelo governo. A recente pandemia de COVID-19 demonstrou de forma clara como distúrbios em questões relacionadas à saúde podem desestruturar sistemas produtivos e sociais. Além disso, a pandemia provou como é importante o investimento na ciência e em tecnologias de ponta para prevenção e promoção de saúde e bem-estar da população.

Um fator crítico na efetividade de tratamentos na área da saúde é a agilidade e precisão dos diagnósticos e o pronto início de ações terapêuticas. A alta carga de trabalho de profissionais aliada a fatores humanos como cansaço, stress e questões emocionais podem prejudicar momentaneamente a capacidade diagnóstica, principalmente quando anomalias se encontram em estágios iniciais. Em regiões periféricas e rurais, a situação se torna ainda mais grave devido ao acesso limitado a profissionais qualificados e equipamentos especializados. O desenvolvimento de novas tecnologias e, em particular, ferramentas computacionais para apoio aos profissionais da saúde, tem o potencial aumentar a eficiência e eficácia dos tratamentos e levar a prognósticos mais favoráveis à população. Neste sentido, a Inteligência Artificial tem um potencial enorme de impactar na área de saúde através da automatização de processos e redução de custo de tratamentos, de prevenção e de contenção. Este projeto tem o objetivo de realizar pesquisa e desenvolvimento de algoritmos que visam auxiliar no diagnóstico, monitoramento e promoção de saúde e bem-estar da população.

Data de início: 31/05/2023
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador ANDRÉ GEORGHTON CARDOSO PACHECO
Pesquisador FILIPE WALL MUTZ
Pesquisador LUIS ANTONIO DE SOUZA JUNIOR
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910