Representing Organizational Structures in Enterprise Architecture: an Ontology-based Approach

Nome: DIORBERT CORRÊA PEREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/02/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JOÃO PAULO ANDRADE ALMEIDA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JOÃO PAULO ANDRADE ALMEIDA Orientador
MARCELLO PEIXOTO BAX Examinador Externo
RICARDO DE ALMEIDA FALBO Examinador Interno

Resumo: Arquitetura Corporativa promove o estabelecimento de uma visão holística da
estrutura e forma de trabalho de uma organização. Um dos aspectos abordados em Arquitetura Corporativa está associada a "estrutura ativa" da organização, que diz respeito a “quem" realiza as atividades organizacionais. Várias abordagens têm sido propostas a fim de proporcionar um meio para a representação de Arquitetura Corporativa, entre as quais ARIS, RM-ODP, UPDM e ArchiMate. Apesar da aceitação por parte da comunidade, as abordagens existentes se concentram em propósitos diferentes, têm limitações de escopo e algumas não têm semântica de mundo real bem definida.
Além das abordagens de modelagem, muitas abordagens de ontologias têm sido propostas, a fim de descrever o domínio de estrutura ativa, incluindo as ontologias de SUPER Project, TOVE, Enterprise Ontology e W3C Org Ontology. Embora especificadas para fundamentação semântica e negociação de significado, algumas das abordagens propostas têm fins específicos e cobertura limitada. Além disso, algumas das abordagens não são definidas usando linguagens formais e outras são especificadas usando linguagens sem semântica bem definida.
Este trabalho apresenta uma ontologia de referência bem fundamentada para o
domínio organizacional. A ontologia organizacional de referência apresentada
abrange os aspectos básicos discutidos na literatura organizacional, tais como divisão do trabalho, relações sociais e classificação das unidades estruturais. Além disso, também abrange os aspectos organizacionais definidos em abordagens existentes, levando em consideração tanto abordagens de modelagem quanto abordagens ontológicas. A ontologia resultante é especificada em OntoUML e estende os conceitos sociais de UFO-C.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910