Um Middleware Declarativo Ginga-NCL na Plataforma Android para o Sistema Brasileiro deTelevisão Digital (SBTVD

Nome: Guilherme Daher Ferreira
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/08/2010
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Magnos Martinello Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
José Gonçalves Pereira Filho Examinador Interno
Luiz Fernando Gomes Soares Examinador Externo
Magnos Martinello Orientador
Roberta Lima Gomes Coorientador

Resumo: Resumo:

Assim como em todos os principais sistemas de TV digital terrestre, o middleware brasileiro Ginga suporta tanto aplicações declarativas (através da sua apresentação via ambiente declarativo Ginga-NCL) quanto aplicações procedurais (através da sua execução, via ambiente procedural Ginga-J). Diferentemente dos dispositivos fixos, a normatização brasileira estabelece que para os dispositivos portáteis, somente o ambiente Ginga-NCL é obrigatório.
Hoje existem no Brasil alguns dispositivos portáteis que permitem a recepção do sinal de TV digital. No entanto, uma minoria destes aparelhos estão equipados com o middleware adotado pelo Sistema Brasileiro de Televisão Digital - SBTVD. Sabidamente, ainda não existe nenhum dispositivo capaz de executar aplicações para televisão digital utilizando a plataforma Android como sistema operacional. Não existe também nenhuma implementação aberta disponível para a comunidade científica, de um middleware capaz de reproduzir aplicações, no padrão brasileiro, para televisão digital em dispositivos portáteis.
Este trabalho descreve o processo utilizado para implementação do Ginga-NCL, bem como detalhes da codificação, para dispositivos portáteis baseados no sistema operacional Android\texttrademark. Como meio de validar a implementação, foram conduzidos experimentos para analisar a execução de aplicações NCL, bem como o uso de recursos do dispositivo portátil.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910