Suporte a Aplicações Sensíveis ao Contexto no Cenário do Sistema Brasileiro de Televisão Digital

Nome: Thiago Paris Salviato
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/01/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
José Gonçalves Pereira Filho Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
José Gonçalves Pereira Filho Orientador
Luiz Fernando Gomes Soares Examinador Externo
Patrícia Dockhorn Costa Examinador Interno

Resumo: Aplicações sensíveis ao contexto usam informações contextuais para customizar serviços de acordo com as situações e as necessidades dos seus usuários. Um dos cenários promissores para o desenvolvimento dessa classe de aplicações é aquele proporcionado pelo ambiente de televisão digital interativa, em particular no âmbito do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD). Apesar de apresentar funcionalidades que facilitam o desenvolvimento dessas aplicações, como o suporte à adaptação da apresentação de conteúdo dependendo do valor de variáveis de ambiente e suporte a múltiplos dispositivos, o Ginga, padrão de middleware do SBTVD, ainda carece de uma infraestrutura de gerenciamento de contexto mais adequada ao suporte de aplicações desse tipo mais elaboradas, independentes de domínio e voltadas ao reuso.
Dentre os diversos desafios de se construir essa infraestrutura, dotar o Ginga de um serviço genérico de aquisição de informações contextuais pode ser uma tarefa desafiadora, particularmente devido à natureza heterogênea dos dispositivos de captura de contexto utilizados e das informações variadas por eles obtidas.
A partir de uma proposta de arquitetura conceitual genérica para o módulo "Gerenciador de Contexto" do Ginga, definida em projeto anterior, o trabalho apresenta a implementação do componente "Gerenciador de Fontes de Contexto", elemento da arquitetura cuja função é prover uma interface padronizada para a comunicação entre o middleware e dispositivos heterogêneos responsáveis pela aquisição de informações contextuais. A implementação realizada baseia-se na utilização de scripts NCLua, linguagem imperativa do padrão, e no OSGI, framework de gerenciamento de dispositivos para home networks. O trabalho propõe ainda uma metodologia para o desenvolvimento de aplicações sensíveis ao contexto utilizando a infraestrutura desenvolvida.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910