Uma Infraestrutura de Gerência de Conhecimento em Organizações de Software Aplicada à Gestão de Riscos

Nome: ALEXANDRE GUILHERME NICCO COELHO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/08/2010

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARLA ALESSANDRA LIMA REIS Suplente Externo
DAVIDSON CURY Examinador Interno
RICARDO DE ALMEIDA FALBO Orientador

Resumo: Em uma organização, muitas pessoas começam a trabalhar, realizam suas atividades e vivenciam novas experiências. Como consequência disso, essas pessoas adquirem conhecimentos que podem ser utilizados em situações futuras. Porém, muitas vezes, o conhecimento adquirido fica mantido apenas nas mentes dessas pessoas e, quando elas saem da organização, o conhecimento organizacional também é perdido. Logo, pessoas novatas na organização correm o risco de repetir os mesmos erros que outras pessoas já cometeram, sendo que isso poderia ser evitado.
O conhecimento organizacional tem se tornado cada vez mais importante. Gerenciar esse conhecimento não é uma tarefa simples, porém muitos benefícios podem ser alcançados quando isto é feito, em especial, a melhoria da realização das atividades do processo de negócio da organização. É importante que a organização defina estratégias de como capturar, armazenar, disponibilizar e utilizar esse conhecimento para seja útil quando for necessário. Mesmo quando não é possível documentar o conhecimento obtido pelos membros da organização, é importante que a organização conheça suas habilidades e competências para que, ao surgir problemas, pessoas mais indicadas possam ser localizadas para resolvê-los. Além disso, mecanismos de apoio à comunicação podem ser muito úteis para a interação entre os membros da organização, além de serem utilizados como ferramenta para o compartilhamento e geração de conhecimento.
Dentre as atividades do processo de software, uma que se destaca é o gerenciamento de riscos. Gerenciar riscos em projetos de software não é uma tarefa fácil e requer conhecimento e experiência. Com isso, experiências adquiridas na execução de projetos passados podem ser muito úteis para a gestão de riscos de novos projetos.
O objetivo principal deste trabalho é desenvolver uma infraestrutura de gerência de conhecimento a ser utilizada em organizações de software. Essa infraestrutura é usada no apoio às atividades de gerenciamento de riscos de projetos de software.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910