GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS E GOVERNANÇA DE TI
MODELAGEM DE UM PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO
UMA ABORDAGEM USANDO ONTOLOGIAS DE FUNDAMENTAÇÃO

Nome: GLEISON BAIÔCO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 21/08/2009

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANILTON SALLES GARCIA Orientador
GIANCARLO GUIZZARDI Examinador Interno
LUCIANO PASCHOAL GASPARY Examinador Externo

Resumo: A tecnologia da informação (TI) vem se tornando essencial para as organizações. Nesse contexto, o gerenciamento de TI, vem evoluindo para incluir gerenciamento de serviços e governança de TI, apontando para paradigmas de gerenciamento de TI orientado ao negócio. Dessa forma, o alinhamento entre a TI e o negócio tem sido considerado como um dos fatores preponderantes para a efetividade de tais paradigmas. Em adicional, são mencionadas as contribuições provenientes da automação das atividades de gerenciamento.Acompanhando essa evolução, o gerenciamento de configuração desempenha um papel fundamental, fornecendo informações precisas da TI a todos os envolvidos no gerenciamento. Todavia, em função desse estreito relacionamento com todos os agentes envolvidos no gerenciamento, a interoperabilidade entre esses agentes tem sido caracterizada como um dos principais desafios de pesquisa em gerenciamento de redes e serviços.Nesse sentido, o uso de ontologias, em especial, ontologias fundacionais, tem sido indicado como uma maneira promissora de se obter interoperabilidade semântica no domínio de gerenciamento de configuração, uma vez que elas expressam o significado dos conceitos do domínio, bem como os relacionamentos existentes entre eles, de forma clara e explícita. Além disso, ontologias permitem que esse significado seja definido em um formato legível por máquinas, tornando o conhecimento compartilhado por humanos e também por sistemas computacionais, permitindo a automação de processos.Assim, este trabalho apresenta uma proposta de modelagem conceitual do domínio de gerenciamento de configuração, no contexto do gerenciamento de serviços e governança de TI, baseada em ontologias fundacionais. O propósito dessa ontologia é prover um modelo conceitual desse domínio, comprometido em maximizar a expressividade, a clareza e a veracidade dos conceitos pertencentes a ele. Ademais, este trabalho apresenta uma proposta de modelo de implementação, derivado do modelo conceitual desenvolvido. O objetivo é realizar uma prova de conceito da ontologia e também demonstrar como essa ontologia pode apoiar as atividades de gerenciamento de maneira automatizada.

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