“Matheurística com Abordagem Hierárquica Aplicada ao Problema de
Roteamento de Veículos Capacitados e ao Problema de Roteamento de Helicópteros

Nome: ANDRÉ MANHÃES MACHADO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 27/10/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA CLAUDIA SILVA BOERES Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRÉ RENATO SALES AMARAL Examinador Interno
GERALDO REGIS MAURI Orientador
GLAYDSTON MATTOS RIBEIRO Examinador Externo
ISAAC PINHEIRO DOS SANTOS Examinador Interno
LUCIANO LESSA LORENZONI Examinador Externo

Páginas

Resumo: Esta tese propõe uma matheurística baseada na abordagem Route-First-Cluster-Second (RFCS) usando Greedy Randomized Adaptive Search Procedure (GRASP), modelos matemáticos e Variable Neighborhood Search (VNS) para resolver dois tipos de problemas de roteamento de veículos: o Capacitated Vehicle Routing Problem (CVRP) e o Helicopter Routing Problem (HRP). Inicialmente, no método proposto, o roteamento é realizado usando heurísticas construtivas e um Problema de Cobertura de Conjuntos (PCC). O PCC emprega as soluções localmente ótimas encontradas em iterações prévias do VNS para criar um tour parcial, o qual é completado por heurísticas construtivas se necessário. Em seguida, a solução construída passa por uma busca local pelo VNS. Esse processo é repetido no laço principal do GRASP. Após a finalização deste, um Problema de Particionamento de Conjuntos (PPC) gera a solução final da matheurística usando as soluções localmente ótimas encontradas no laço principal do GRASP. Em relação aos problemas estudados, o CVRP consiste em gerar um conjunto de rotas para atender um conjunto de requisições de transporte com o apoio de uma frota de veículos idênticos. O objetivo é gerar rotas cuja soma das distâncias seja mínima. Já o HRP visa atender um conjunto de requisições de transporte, definidas como um par de locais de embarque e de desembarque, usando helicópteros como meio de transporte. O objetivo é atender todas as requisições com o menor custo possível. Além disso, esta tese também propõe um novo modelo matemático para o HRP que inclui novas características no atendimento de plataformas marítimas, as quais resolvem um problema até o momento em aberto: plataformas marítimas só possuem capacidade de atender um helicóptero por vez. Nesse novo modelo permite-se, também, que os helicópteros executem várias viagens por dia e que as requisições de transporte possuam janelas de tempo. Além disso, o modelo contém restrições relacionadas ao tempo, ao consumo de combustível, ao peso transportado e ao uso de assentos nas aeronaves. A matheurística é proposta em duas versões. A primeira resolve o CVRP e é avaliada em sete benchmarks do problema usando outras heurísticas da literatura como comparação. A segunda versão é aplicada em dois modelos do HRP, nos quais o método é testado em 37 instâncias com até 1000 requisições. Os experimentos computacionais mostram que o algoritmo proposto para o CVRP é competitivo em qualidade com as soluções publicadas em trabalhos recentes. Além disso, nas aplicações no HRP, a matheurística conseguiu resultados iguais ou superiores para 36 instâncias quando comparada a outros métodos da literatura.
Palavras-chaves: Roteamento de Veículos Capacitados. Roteamento de Helicópteros. Greedy Randomized Adaptive Search Procedure (GRASP). Variable Neighborhood Search (VNS). Problema de Cobertura de Conjuntos (PCC). Problema de Particionamento de Conjuntos (PPC).

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