Uma Abordagem Orientada a Modelos para Geração de Código para Sistemas de Informação Baseados na Web construídos com Frameworks

Nome: NILBER VITTORAZZI DE ALMEIDA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 11/04/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
VÍTOR ESTÊVÃO SILVA SOUZA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
RICARDO DE ALMEIDA FALBO Examinador Interno
TAYANA UCHOA CONTE Examinador Externo
VÍTOR ESTÊVÃO SILVA SOUZA Orientador

Resumo: No campo da Engenharia Web, existem diversos métodos propostos para o desenvolvimento de sistemas de informação para a Web. FrameWeb é um método que se concentra em sistemas que utilizam certos tipos de frameworks em sua arquitetura, propondo o uso de modelos que incorporam conceitos desses frameworks durante o projeto. Tais conceitos estão representados nos construtos da linguagem, cuja sintaxe (abstrata) é definida por um metamodelo, permitindo a extensão do método. Este trabalho propõe uma ferramenta de geração de código a partir dos modelos FrameWeb, baseada numa extensão do metamodelo da linguagem.
O Gerador FrameWeb, artefato alvo deste trabalho, é capaz de transformar um modelo criado previamente com base no metamodelo FrameWeb — utilizando a ferramenta CASE FrameWeb Editor — num projeto de software estruturalmente completo para ser usado como base no desenvolvimento de um projeto Web. Ao final do processo é possível observar as vantagens da utilização do FrameWeb, pois não somente as classes e suas estruturas básicas são geradas, mas também a parte visual do projeto elaborada no editor FrameWeb, sendo esse um dos grandes diferenciais propostos pelo método: a representação de uma página e seus componentes diretamente no modelo.
O Gerador FrameWeb foi avaliado por meio de experimentos em laboratório, nos quais projetos previamente desenvolvidos por alunos de uma disciplina de Desenvolvimento Web tiveram seus modelos FrameWeb construídos no editor e o código gerado foi comparado com o original para que a cobertura da geração de código pudesse ser medida. Tais experimentos mostraram que um alto percentual do código pôde ser gerado automaticamente, liberando os desenvolvedores da parte mais tediosa da codificação.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910