Uma Proposta e Avaliação de Sistema de Detecção de Suspeita de Plágio em Códigos de Linguagem C para Apoio à Atuação Docente.
Nome: JOSE CARLOS CAMPANA FILHO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/11/2016
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
ELIAS SILVA DE OLIVEIRA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
CLAUDINE SANTOS BADUE | Examinador Interno |
ELIAS SILVA DE OLIVEIRA | Orientador |
MARCIA GONÇALVES DE OLIVEIRA | Examinador Interno |
PATRICK MARQUES CIARELLI | Examinador Externo |
Resumo: A prática do plágio é um dos maiores problemas que ocorrem nas escolas e universidades. Esse problema não é resolvido de forma trivial. Com turmas muito numerosas, a análise das respostas para identificar plágio passa a ser uma tarefa quase impossível para um professor, que, além de ser muito demorada, é bastante trabalhosa. Muita pesquisa foi realizada sobre este assunto e sistemas foram desenvolvidos para prover mecanismos automáticos para aná-
lise de códigos em disciplinas de programação, tendo como objetivos a redução da carga de trabalho do professor e a possibilidade de fornecer resultados de forma ágil. Nesse contexto,
a partir de um estudo de ferramentas mais utilizadas para detecção de plágio, foi desenvolvido o pPlágio, um sistema que auxilia a identificação de possíveis plágios de códigos em linguagem C de forma automática com o propósito de apoiar o acompanhamento de atividades em disciplinas de programação de computadores. O pPlágio faz uso de várias técnicas para detectar vários tipos de plágios através de processamento prévio dos códigos-fontes e análise de similaridade. Para isso é utilizado um conjunto de medidas de similaridade na comparação entre os códigos-fontes. A submissão de códigos C e a apresentação dos resultados são realizadas através do Moodle, o que facilita a administração de turmas numerosas.