Ciclo de Palestras CComp

O Ciclo foi idealizado pela Coordenação do Curso de Ciência da Computação juntamente com os representantes dos alunos do curso de Ciência da Computação no Colegiado e no Departamento de Informática.

O Ciclo de Palestras contará com apresentações de ex-alunos de nosso curso e de profissionais e empresários de sucesso no setor de Computação. No primeiro momento decidiu-se priorizar a participação de egressos do curso de Ciência da Computação. No entanto, posteriormente, também teremos apresentações de egressos do curso de Engenharia da Computação e de outros cursos, além de profissionais de sucesso no mercado.

Os objetivos principais do Ciclo de Palestras são:

  1. Mostrar aos alunos o profissional que estamos formando e o perfil do profissional que poderá se tornar;
  2. Servir como estímulo para a dedicação aos estudos e participação nas atividades do curso;
  3. Resgatar o convívio com os egressos do nosso curso com vistas a realização de atividades em conjunto com os alunos de nosso curso;
  4. Gerar idéias que possam servir para orientar nossos alunos para a criação de startups ou para se dedicarem a algum setor da Computação com demanda no mercado de trabalho.

Abaixo, estão listadas as palestras já programadas para o ciclo atual. Encontram-se disponíveis, também, gravações das palestras já realizadas (clique no nome do palestrante).

Ciclo 2020-2021

  • 10/11/2020: Fabrício Vargas Matos
    Fabrício Matos é um empreendedor serial em startups. De formação, é Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela UFES. Iniciou sua carreira com pesquisa básica em bioinformática e computação de alta performance, e posteriormente optou por atuar no ambiente de pesquisa aplicada visando a criação de novos negócios com alto potencial de impacto. Hoje é lider de um time de especialistas em deep learning nos Estados Unidos, e é fundador da startup Coover.me que utiliza IA e Blockchain para resgatar o papel do mutualismo na criação de seguros inteligentes, que possam proporcionar uma maior segurança econômica para a população em geral.
  • 17/11/2020: Franco Machado
    Graduado em Ciência da Computação pela UFES, MBA em Marketing pela FGV e Eletrotécnico pelo IFES. Sócio nas empresas Mogai Tecnologia e Olho do Dono, onde participou do desenvolvimento e implantação de projetos inovadores para grupos empresariais como Petrobras, Vale, Votorantim, ArcelorMittal, Suzano e outros. No desenvolvimento de projetos de engenharia, inovação e produtos da Mogai, conheceu em detalhe mais de 100 operações de mineração, siderurgia, cimento, fertilizantes, celulose e outras indústrias. Participou de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento junto à FINEP, FAPES, CNPq, SENAI e também empresas privadas como CISCO e ArcelorMittal.

  • 24/11/2020: Rômulo Rosa Furtado
    Formado em 2014 como bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo, tenho desde então trabalhado principalmente com desenvolvimento de software mas também com experiência na área de telecomunicações. Iniciei minha carreira na áreas de redes e infraestrutura de comunicação integrando o time de analistas do PoP-ES/RNP, onde tive a oportunidade de fazer parte da construção e manutenção de uma das principais redes do Brasil. Já em 2016, iniciei como programador em uma das startups de maior crescimento do Brasil, a Loggi. Durante meu período na Loggi pude trabalhar em projetos complexos e desafiadores que exigiram um amplo nível de conhecimento para solucionar diversos problemas do setor logístico. No início de 2019 me mudei para Alemanha, onde assumi um cargo de liderança técnica de engenharia de software em uma startup que impulsiona transações de grandes portfólios de investimento do mercado financeiro europeu.
    Durante sua palestra, Rômulo apontou dois links interessantes: (1) Dicas para quem quer migrar profissionalmente para a área de computação; (2) Apresentação da Loggi sobre solução de problemas NP na empresa.

  • 01/12/2020: Silvana Rosseto
    Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Realizou o programa de doutorado sanduíche no exterior, pela Politecnico di Milano (2004/2005). Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em computação concorrente, paralela e distribuída. Atualmente exerce o cargo de Professor Associado no Departamento de Ciência da Computação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  • 08/12/2020: Lauro José Lyrio Júnior
    Mestre em Informática pela Universidade Federal do Espirito Santo e Bacharel em Ciência da Computação pela mesma instituição. Desenvolveu sua vida acadêmica realizando pesquisas em P&D nas áreas de Robótica, Visão Computacional e Inteligência Artificial desde 2009, Membro do projeto "Carro Autônomo da UFES", um dos veículos autônomos mais avançados da América Latina, participou ativamente desde o início do projeto desenvolvendo algoritmos de localização e percepção utilizando sensores como LIDARs e câmeras estéreo. Atualmente é CTO na Motora.ai, empresa do segmento de tecnologia, investida do FIP Aeroespacial e parceira estratégica da Embraer no desenvolvimento das tecnologias de visão computacional do e-VTOL, mais conhecido como táxi aéreo da Uber.

  • 15/12/2020: Rodrigo Dal Moro
    Mestre em Engenharia de Software pela UFES. Graduado em Ciência da Computação pela UFES. Consultor e Implementador de modelos e normas de qualidade de software MPS.BR. Empreendedor convicto e Cofounder das startups capixabas AEVO e IndustriALL. Atualmente atuo como CEO na IndustriALL, uma IndTech que possui as plataformas iALL e iOMNIA. Ambas são soluções para indústrias com foco na integração de Sistemas Industriais (PIMS) e ERPs e no uso de IA para predição de variáveis de processo de produção. Atuo no mercado há mais de 15 anos tendo trabalhado para grandes grupos industriais nacionais e internacionais, como: ArcelorMittal, Klabin, Samarco, Suzano, Veracel, VLI entre outros.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910