Processos Seletivos

Mestrado em Informática

O PPGI trabalha com ingresso semestral para o curso de Mestrado em Informática. O ano letivo dividido em dois semestres, em situações normais, sendo geralmente o primeiro de março a julho e o segundo, de agosto a dezembro.

Importante: Em 2021, o exame POSCOMP tornou-se opcional para a inscrição no curso de Mestrado. Os editais do Mestrado em Informática exigiam, desde 2015, para inscrição uma cópia da ficha de resultado do Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação -- o PosComp. Entretanto, a pandemia da COVID-19 trouxe mudanças na aplicação do PosComp, inviabilizando que ele seja utilizado como requisito obrigatório para a participação no edital de seleção de candidatos para o Mestrado do PPGI.

O edital mais recente do Mestrado PPGI e demais documentos associados encontram-se abaixo:

Atenção: as orientações para a realização da pré-matrícula estão disponibilizadas no Portal do Candidato (https://candidato.ufes.br/), no link "Manual do Portal". 

O Portal do Candidato pode ser acessado através da conta do GovBR, porém, apenas os candidatos aprovados dentro do número de vagas terão acesso à chamada para realização da pré-matrícula, e a referida chamada estará disponível apenas dentro do período de 07/10/2024 a 08/10/2024.

Doutorado em Ciência da Computação

O Curso de Doutorado em Ciência da Computação do PPGI trabalha com inscrições em fluxo contínuo, durante todo o ano.

Para ver o edital de seleção do Doutorado do PPGI mais recente, clique no link abaixo:

Modelo de Proposta de Projeto de Pesquisa para Edital de Seleção de Candidatos(as) ao Curso de Doutorado em Ciência da Computação do PPGI [DOCX] [LaTeX]

Formulário do Edital de Doutorado do PPGI - Ficha de Avaliação da Banca [DOCX]

Formulário do Edital de Doutorado do PPGI - Ficha de Avaliação do Professor Candidato a Orientador [DOCX]

Aluno Especial - Mestrado e Doutorado

Um aluno especial é um aluno que não está matriculado regularmente em curso de pós-graduação e que é aceito apenas para cursar uma ou mais disciplinas isoladas oferecidas pelo programa de pós-graduação em um semestre letivo. O aluno especial não é considerado aluno regular de curso de Pós-Graduação, não poderá concorrer a bolsa e não desenvolve trabalhos de tese ou dissertação.

O programa trabalha com ingresso semestral, sendo o ano letivo dividido em dois semestres.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910