Estudo de centralidades de grafos com aplicações em Otimização e Computação Cientifica Combinatória

Resumo: Um grafo é uma estrutura matemática muito utilizada em variadas aplicações para representar um conjunto de objetos (vértices) e as relações existentes entre eles (arestas ou arcos representando ligações entre os vértices). Diversos sistemas complexos como redes sociais, redes biológicas, redes do tráfego áereo, malhas provenientes de aplicações em Computação Científica, dentre tantas outras, são modeladas matematicamente por estruturas que explicitem seus elementos e as relações entre eles: os grafos.

Em Teoria dos Grafos, o conceito de distância entre dois vértices é usado, dentre diversos fins, para determinar as localizações relativas dos vértices de um grafo, podendo trazer informações estruturais relevantes para a aplicação representada por esta estrutura. O cálculo das distâncias entre os vértices de um grafo é usado na definição de medidas de centralidade.

A análise de redes complexas consiste em determinar uma medida quantitativa das conexões existentes entre seus elementos. Dentre os diversos tipos de análises existentes na literatura, estamos interessados naquela relativa ao uso medidas de centralidades.

Esse projeto tem como finalidade desenvolver pesquisa científica na área de Teoria dos Grafos e Otimização, visando aplicações em Otimização e em Computação Científica Combinatória. Esta última é uma importante área interdisciplinar que combina técnicas e modelos da área de Otimização Combinatória para resolver de forma eficiente problemas oriundos da área de Computação Científica.

Estamos interessados em estudar o impacto das medidas de centralidade na solução de diversos problemas de Otimização, estudar o seu uso inserido na concepção de algoritmos heurísticos e de busca local para a solução desses problemas e investigar sua aplicação em problemas de Computação Científica Combinatória.

Data de início: 2019-05-20
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Maria Claudia Silva Boeres
Pesquisador Renato Elias Nunes de Moraes
Pesquisador Maria Cristina Rangel
Pesquisador Lucia Catabriga
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910