A rede de ontologias SFWON (Software Frameworks Ontology Network) e sua aplicação no método FrameWeb (Framework-based Design Method for Web Engineering)

Resumo: FrameWeb (Framework-based Design Method for Web Engineering – https://nemo.inf.ufes.br/projects/frameweb/) é um método baseado em frameworks para o desenvolvimento de sistemas de informação Web (Web-based Information Systems ou WISs) que define uma arquitetura padrão para facilitar a integração com frameworks populares, cujos modelos trazem para o projeto arquitetural do sistema conceitos inerentes a estes frameworks, além de propor atividades e diretrizes para a publicação de dados interligados (linked data). Nos últimos anos, o método passou por uma série de evoluções, tendo sua linguagem de modelagem definida por meta-modelos, ferramentas CASE (editor gráfico, gerador de código) desenvolvidas e novos tipos de framework integrados ao método.
Um aspecto importante do método é que seus modelos se aplicam a qualquer framework que se encaixe em uma das categorias às quais o método dá suporte, a saber: controladores frontais, injeção de dependência, mapeamento objeto/relacional e autenticação/autorização. Tal pressuposição, apesar de verificada informalmente por meio da aplicação do método no desenvolvimento de WISs com diferentes frameworks, não possui uma base formal que a sustente.
Para tal fim, neste projeto aplicaremos técnicas e ferramentas de Modelagem Conceitual, em particular Ontologias, para a contínua evolução do método FrameWeb. Ontologias vêm sendo reconhecidas como ferramentas conceituais de grande importância em Computação, e em especial na Engenharia de Software, sendo utilizadas para estabelecer um entendimento comum sobre um domínio de interesse, promovendo a interoperabilidade entre modelos e sistemas.
A construção de uma rede de ontologias sobre frameworks de software (SFWON – Software Frameworks Ontology Network, https://nemo.inf.ufes.br/projects/sfwon/) proverá uma base formal para os meta-modelos da linguagem FrameWeb, bem como permitirá a construção de outras ferramentas que tenham tais modelos de referência como base.

Data de início: 01/08/2019
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador VÍTOR ESTÊVÃO SILVA SOUZA
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910