DESTINO-M2: DESenvolvimento Tecnológico e INOvações em Multimídia (Fase 2)

Resumo: O processo de convergência digital tem produzido uma série de inovações tecnológicas e mudanças de paradigmas nos últimos anos. Como exemplos de resultados desse processo de convergência podem ser citados: (i) a produção voluntária de conteúdo multimídia por usuários finais através de um modelo de produção conhecido como crowdsourcing, sendo este conteúdo utilizado na solução de problemas de maneira colaborativa e (ii) a aproximação cada vez maior dos usuários finais da computação a partir do uso de dispositivos móveis como os smartphones, que estabelecem novas formas de produção, entrega e consumo de softwares, além de permitirem novas formas de interação e acesso ubíquo a serviços e informações.

O projeto de pesquisa aqui proposto pretende gerar resultados em termos de formação de recursos humanos e de produtos (métodos, softwares, relatórios e artigos técnicos, etc.) com algum grau de inovação nas áreas de Multimídia e Web. Tendo em vista os cenários anteriores, dois subprojetos estão sendo propostos:

(1) Desenvolvimento de uma infraestrutura para auxílio à gestão pública a partir de informações produzidas num modelo de produção crowdsourcing.
(2) Desenvolvimento de uma infraestrutura de apoio à avaliação da experiência do usuário com aplicações para smartphones.

Data de início: 03/03/2015
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador CELSO ALBERTO SAIBEL SANTOS
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910