Diagnóstico de Defeitos Multi-Rótulo em Equipamentos Industriais

Resumo: Os equipamentos utilizados na extração e exploração de petróleo estão sujeitos a severas condições de trabalho. Elevadas pressões e temperaturas, trabalho em presença de meios agressivos, vazões muito elevadas, e necessidade de trabalho diuturno são condições críticas para qualquer componente. O monitoramento contínuo desses equipamentos, com objetivo de detectar falhas com antecedência, traz benefícios econômicos e de segurança para a empresa. A manutenção preditiva, viabilizada pelo planejamento das intervenções para reparo das máquinas, evita paradas inesperadas e substituições desnecessárias de peças, reduzindo perdas na produção e custos de manutenção. Este problema de diagnóstico de defeitos é formulado como uma tarefa de classificação multi-rótulo, em que alguns rótulos podem ser atribuídos simultaneamente a um único padrão; nesse contexto, um padrão representa um sinal da máquina e um rótulo representa uma categoria de defeito específica.
Em diversos problemas de reconhecimento de padrões, as classes são mutuamente exclusivas por definição. Erros de classificalção ocorrem quando classes se sobrepõem no espaço de características. Em problemas multi-rótulos, o conjunto de treinamento é composto por instâncias, cada uma associada a um conjunto de rótulos, e a tarefa é predizer o conjunto de rótulos de instâncias desconhecidas através de análise dos exemplos de treinamento com rótulos conhecidos.
Uma abordagem intuitiva para solucionar problemas multi-rótulo é a decomposição desses problemas em diversos problemas independentes de classificação binária (um por categoria). Entretanto, essa abordagem não considera a correlação existente entre diferentes rótulos de cada instância. Consequentemente, o capacidade de generalização de tal sistema é reduzida.

Data de início: 01/08/2011
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador FLÁVIO MIGUEL VAREJÃO
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910