Dispositivo eletrônico de coleta de dados, integrado a ferramenta computacional, para auxílio à detecção de perdas de energia na iluminação pública

Resumo: As perdas não técnicas de energia causam prejuízos financeiros consideráveis para as concessionárias, em um nível que varia dependendo da conscientização, ações e tecnologias adotadas pelas empresas. As empresas tem se preocupado com o tema e sabem que um foco relevante de perdas se deve a irregularidades na instalação de redes de iluminação pública. A inspeção em campo, que se constitui numa rotina capaz de minimizar tais prejuízos, pode implicar em despesas significativas, além de ser uma tarefa que pode em resultar em dificuldades próprias, em função das particularidades geográficas ou sociais da região a ser avaliada. Neste sentido, a idéia de se produzir um instrumento portátil, automático ou semi-automático, destinado a identificar as características elétricas e luminosas de um determinado ponto de luz na via pública se reveste de originalidade e pertinência dentro do contexto das mais diversas concessionárias de energia do país. Os principais instrumentos de análise luminotécnica atualmente existentes, como os luxímetros, luminancímetros, fotômetros e esferas integradoras não são projetados para uma identificação rápida da tecnologia e características elétricas (como a potência) das lâmpadas instaladas em campo. Uma busca nas bases de dados da Aneel ou INPI, por outro lado, também não retornam iniciativas ou invenções que apontem para uma solução simplificada para este problema. Assim, acredita-se que a proposta constante deste projeto poderá resultar num produto inédito, capaz de indicar com boa precisão a natureza do ponto de luz de uma determinada rede pública, retornando para uma memória digital interna a potência consumida e a tecnologia da lâmpada (mercúrio, sódio etc.). Sensores luminosos especiais e técnicas de detecção inteligentes serão empregados para a definição das informações, que poderiam ser coletadas a partir do interior de um veículo automotor, ou mesmo por inspeção assistida por operador não motorizado.

Data de início: 2011-01-10
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado Maycon Maia Vitali
Coordenador José Gonçalves Pereira Filho
Pesquisador Flávio Miguel Varejão
Acesso à informação
Transparência Pública

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