Aplicação de técnicas de Modelagem Conceitual no contexto da Engenharia de Software

Resumo: O Núcleo de Estudos em Modelagem Conceitual e Ontologias (NEMO, https://nemo.inf.ufes.br/) investiga a aplicação de técnicas de modelagem conceitual, em especial o uso de ontologias, nas diversas áreas da Computação. Este projeto visa aplicar tais técnicas – em particular Ontologias e Desenvolvimento Orientado a Modelos – no contexto da Engenharia de Software.
Ontologias vêm sendo reconhecidas como ferramentas conceituais de grande importância em Computação, e em especial na Engenharia de Software, sendo utilizadas para estabelecer um entendimento comum sobre um domínio de interesse, promovendo a interoperabilidade entre modelos e sistemas [1]. O Desenvolvimento Orientado a Modelos (Model Driven Development ou MDD) [2] concentra os esforços na construção de modelos conceituais para representação das características dos sistemas e, por meio de técnicas de análise e transformação, promovem características como produtividade, interoperabilidade, manutenibilidade, corretude, etc.
Estas técnicas seriam aplicadas em pesquisas de subáreas da Engenharia de Software em que o coordenador do projeto possui experiência pregressa, como as áreas de Engenharia de Requisitos e Engenharia Web, bem como em novas pesquisas no contexto da Engenharia de Software Contínua [3], área de atuação da profª Monalessa, também participante deste projeto.

[1] Guizzardi, G. “The Role of Foundational Ontology for Conceptual Modeling and Domain Ontology Representation”, 7th International Baltic Conference on Databases and Information Systems, 2006
[2] PASTOR, O. et al. “Model-driven development”. Informatik-Spektrum, v. 31, p. 394-407, 2008
[3] M. P. Barcellos, “Towards a Framework for Continuous Software Engineering,” in 34th Brazilian Symposium on Software Engineering (SBES 2020), 2020, p. 626–631.

Data de início: 01/09/2022
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador VÍTOR ESTÊVÃO SILVA SOUZA
Pesquisador MONALESSA PERINI BARCELLOS
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910