PlaySEM: uma plataforma para renderização de efeitos sensoriais compatível com o MPEG-V
Nome: ESTÊVÃO BISSOLI SALEME
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/06/2015
Orientador:
Nome | Papel |
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CELSO ALBERTO SAIBEL SANTOS | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CELSO ALBERTO SAIBEL SANTOS | Orientador |
CESAR AUGUSTO CAMILLO TEIXEIRA | Examinador Externo |
ROBERTA LIMA GOMES | Examinador Interno |
Resumo: Tradicionalmente, o termo multimídia está associado ao uso coordenado de objetos de mídia que estimulam a visão e a audição dos usuários. Nos últimos anos, a ideia de incrementar a Qualidade de Experiência (QoE) dos usuários com a adição de efeitos sensoriais às aplicações e plataformas de apresentação está abrindo novas oportunidades de pesquisa e desenvolvimento de soluções no domínio da MulSeMedia (Multiple Sensorial Media). Trabalhos recentes demonstraram que as aplicações mulsemídia que estimulam outros sentidos humanos (como os mecanoceptores, quimioceptores e termoceptores) resultam em ganhos significativos no nível de satisfação do usuário com as aplicações. Isso se deve à influência de sua memória com relação aos sentidos estimulados na formação da sua experiência interativa com este tipo de aplicação. Como contribuição principal esta dissertação propõe e implementa uma nova abordagem para renderização de efeitos sensoriais de modo desacoplado dos reprodutores (media players) tradicionais, usando a comunicação UPnP e permitindo a sua reutilização por outras soluções. A plataforma de renderização está em conformidade com o padrão ISO/IEC 23005-MPEG-V, destinado à especificação de representações sobre efeitos sensoriais. A plataforma implementada fornece um Video Player capaz de ler descrições metadados no formato MPEG-V e se comunicar com o renderizador, que por sua vez transforma estes metadados em comandos para os diferentes atuadores responsáveis pela geração de efeitos sensoriais (luz, vibração e vento) no ambiente de apresentação.