Ontology Validation for Managers

Nome: TIAGO PRINCE SALES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 10/10/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GIANCARLO GUIZZARDI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GIANCARLO GUIZZARDI Orientador
IG IBERT BITTENCOURT SANTANA PINTO Examinador Externo
JOÃO PAULO ANDRADE ALMEIDA Examinador Interno

Resumo: Modelagem conceitual orientada por ontologias é atividade de capturar e formalizar a forma que uma comunidade entende e classifica um domínio de interesse, usando para isso primitivas de modelagem herdadas de uma ontologia de fundamentação. OntoUML é um exemplo de linguagem para esse tipo de atividade, cujo meta-modelo é definido com base na Unified Foundational Ontology (UFO). Ontologias, enquanto modelos conceituals de referência, são utilizadas para diversos fins. Dentre eles, destacam-se o desenvolvimento de sistemas de informação por abordagens orientadas a modelos, o desenvolvimento de aplicações para websemântica (knowledge-based applications), a interoperabilidade semântica entre sistemas e a avaliação de linguagens de modelagem. Independente do propósito para
o qual está sendo desenvolvida, a qualidade da ontologia está diretamente
relacionada a qualidade dos resultados de sua aplicação.
Qualidade de ontologias e de modelos conceituais em geral, abrangem um vasto leque de critérios. A atividade de validação, no entanto, tem como objetivo aumentar um subconjunto desses critérios apenas, para que modeladores tenham confiança de que eles capturaram corretamente a conceituação a cerca de um domínio em suas ontologias.
Essa dissertação propõe um framework de validação utilizável por “gerentes” do mundo das ontologias, isto é, modeladores que conhecem a linguagem de modelagem mas não tem conhecimentos profundos de validação, lógica e métodos formais. Esse framework contém técnicas e ferramentas para sistematicamente ajudar modeladores a melhorarem a qualidade de seus modelos, sem que para isso requeira dispendiosos estudos prévios. O framework de validação é construído em cima de dois pilares: simulação de modelos e anti-padrões.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910