Uma Proposta de Correção Semi-Automática de Questões Discursivas e de Visualização de Atividades Para Apoio à Atuação do Docente
Nome: EDUARDO MARIM PISSINATI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/09/2014
Orientador:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
ELIAS SILVA DE OLIVEIRA | Orientador |
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
EDILSON DE AGUIAR | Examinador Interno |
ELIAS SILVA DE OLIVEIRA | Orientador |
ISAURA ALCINA MARTINS NOBRE | Examinador Externo |
MARCIA GONÇALVES DE OLIVEIRA | Coorientador |
Resumo: A atividade de correção de textos discursivos exige dos professores muito esforço e dedicação. Isso se intensifica quanto maior for o número de alunos, até chegar ao ponto em que o professor deixa de aplicar essas atividades por não conseguir avaliá-las, submetendo seus alunos somente a questões objetivas. Além disso, a identificação de alunos que precisam
de mais atenção fica comprometida em turmas muito numerosas. Aumentando o número de professores por turma, esses problemas poderiam ser resolvidos, porém a contratação de mais professores representa mais custos para uma instituição. Nesse contexto o uso do computador pode auxiliar nessas atividades sem incluir novos docentes. No entanto essa estratégia deve ser muito bem pensada para não sobrecarregar ainda mais o professor com ferramentas inadequadas. O presente trabalho apresenta uma ferramenta de correção Semiautomática de textos discursivos e uma ferramenta de Visualização que permitirá ao professor acompanhar individualmente os desempenhos de seus alunos mesmo em turmas numerosas. A ferramenta de correção Semiautomática de textos usa técnicas de recuperação inteligente da informação como o agrupamento de textos semelhantes para correção de respostas discursivas. De outro lado, a ferramenta de Visualização usa técnicas de Visualização de Informação para apresentar os resultados ao docente. Ambas foram integradas ao ambiente Virtual de Aprendizagem
Moodle de forma que não se alterasse a rotina normal de trabalho daqueles que utilizam esse ambiente.