Uma abordagem baseada em regras e computação em nuvem para desenvolvimento de aplicações em redes de sensores sem fio

Nome: Saymon Castro de Souza
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/08/2013
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
José Gonçalves Pereira Filho Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
José Gonçalves Pereira Filho Orientador
Magnos Martinello Examinador Interno
Silvana Rossetto Examinador Externo

Resumo: Construir aplicações para redes de sensores sem fio (RSSFs) é uma atividade desafiadora, mesmo para programadores experientes, por ter que lidar geralmente com linguagens de programação de baixo nível e questões relacionadas as regras do domínio, recursos de hardware limitados, comunicação sem fio e tratamento de eventos assíncronos.
RSSFs possuem potencial de aplicação em diferentes áreas, tais como militar, ambiental, industrial, entre outras. No entanto, para se atingir plenamente o potencial de uso de RSSFs, o desenvolvimento de aplicações para tais redes precisa ser facilitado e tornar-se acessível para usuários das mais diversas áreas de conhecimento [1]. Um modelo de programação fácil de utilizar e eficiente continua sendo um grande desafio aberto na comunidade de redes de sensores sem fio[2].
O paradigma declarativo parece ser promissor especialmente quanto a definição de regras do domínio e relativo ao tratamento de eventos em redes de sensores sem fio. Entretanto, a necessidade de otimização da aplicação das redes de sensores, devido limitação e características específicas dos recursos de hardware tornam um desafio empregar tal paradigma.
Um grande quantitativo de sensores tem sido conectados a rede mundial, isso tem demandado um aumento da capacidade de processar, armazenar e reagir a eventos[3]. Neste contexto, a computação em nuvem se mostra particularmente interessante, pois trata-se de um conjunto de recursos computacionais, disponíveis como serviços escaláveis e entregues por meio de uma rede, geralmente a Internet.
Este trabalho advoga a separação das regras do domínio e tratamento de eventos das aplicações construídas para RSSFs, assim as regras do domínio e os eventos são descritos utilizando o paradigma declarativo e tratados fora da RSSF, em um ambiente de nuvem computacional com intuito de possibilitar escalabilidade, compartilhamento de dados e flexibilidade.
Referências
[1] Taniro C. Rodrigues, Priscilla V. Dantas, Flávia C. Delicato, Paulo F. Pires. Using MDA for Building Wireless Sensor Network Applications. SBCARS 2010: 110 119.
[2] D. Chu, L. Popa, A. Tavakoli, J. Hellerstein, P. Levis, S. Shenker and I. Stoica. 2007. The design and implementation of a declarative sensor network system. In Proceedings of the 5th International Conference on Embedded Networked Sensor Systems (SenSys).
[3] K. Ahmed and M. Gregory. Integrating Wireless Sensor Networks with Cloud Computing. Seventh International Conference on Mobile Ad-hoc and Sensor Networks. 2011.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910