Um Ambiente para Realização de Aventuras Localizadas Com Realidade Ampliada em Dispositivos Móveis.
Nome: OTÁVIO LUBE DOS SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 20/05/2013
Orientador:
Nome | Papel |
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CREDINE SILVA DE MENEZES | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ALBERTO NOGUEIRA DE CASTRO JÚNIOR | Examinador Externo |
CREDINE SILVA DE MENEZES | Orientador |
ORIVALDO DE LIRA TAVARES | Examinador Interno |
Resumo: Jogar é uma atividade que desperta o prazer no ser humano desde os primórdios, na maioria das vezes diretamente relacionada ao entretenimento. Com o passar do tempo e desenvolvimento tecnológico, esta atividade passou a ser realizada com auxílio do computador, que pode agora simular situações na maioria das vezes impossíveis na vida real. Estes ambientes simulados por computador, jogos ou não, ficaram conhecidos como Mundos Virtuais e, os habitantes deste mundos têm a capacidade de criar fortes vínculos de imersão e aprendizagem daquele ambiente por meio de experiências ali vividas. Sabendo disto, muitos são os estudos voltados para que MVs sejam utilizados educacionalmente, porém poucos com abordagens pedagógicas coerentes para funcionarem com este avanço tecnológico. Neste contexto este trabalho propõe o projeto Clic&Ação, ambiente cooperativo de criação e experimentação de aventuras pedagógicas baseadas em realidade virtual por meio de geo posicionamento obtido com auxílio de computação ubíqua, com o objetivo de auxiliar estudantes a construírem conhecimento e a professores a mediarem este processo apoiados na filosofia das Arquiteturas Pedagógicas. Um protótipo para um componente do ambiente Clic&Ação também é aqui desenvolvido e testado, evidenciando os benefícios que o projeto pode trazer nesta nova realidade educacional.