Um Ambiente Virtual de Aprendizagem Centrado no Aprendiz, Utilizando uma Modelagem Baseada em Ontologias

Nome: HUDSON RAMOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/10/2007
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DAVIDSON CURY Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRE IBRAHIM DIRENE Examinador Externo
DAVIDSON CURY Orientador
ORIVALDO DE LIRA TAVARES Examinador Interno
TÂNIA BARBOSA SALLES GAVA Coorientador

Resumo: Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) assumem um papel importante, atualmente, no compartilhamento de conhecimentos, pois através de um AVA, barreiras geográficas e temporais são rompidas garantindo um fluxo constante de trocas de conhecimento. Durante o processo de aquisição de conhecimento existe muita subjetividade, fato que o torna peculiar a cada indivíduo:. Um mesmo conjunto de dados e informações pode resultar em diferentes formas de conhecimento de acordo com as experiências, os conhecimentos outrora adquiridos ou mesmo o estado emocional do indivíduo. Este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento de um AVA centrado no aprendiz (Indivíduo), utilizando uma modelagem baseada em ontologias, onde essa subjetividade e individualidade são previstas no compartilhamento de conhecimento. Nesse ambiente, cada indivíduo tem acesso a todas as informações possíveis. Entretanto é ele próprio que, através das ferramentas e funcionalidades nele disponíveis, define o que precisa para construir o conhecimento.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910