Uma Proposta para Modelagem Conceitual de Arquiteturas Pedagógicas Colaborativas
Nome: LEONARDO ARAUJO PERUCH
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/07/2012
Orientador:
Nome | Papel |
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CREDINE SILVA DE MENEZES | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ALBERTO NOGUEIRA DE CASTRO JÚNIOR | Examinador Externo |
CREDINE SILVA DE MENEZES | Orientador |
DAVIDSON CURY | Examinador Interno |
ORIVALDO DE LIRA TAVARES | Coorientador |
Resumo: O interesse por atividades colaborativas na promoção da aprendizagem ganhou grande impulso com o advento da Internet, o que repercutiu em uma acentuada demanda por ambientes virtuais colaborativos sintonizados com as reais necessidades e perfis dos usuários. O desenvolvimento e a modelagem de aplicações que dão suporte à realização de atividades colaborativas, como por exemplo, as arquiteturas pedagógicas, são bastante complexos. No entanto, o uso de ontologias pode prover um caminho para facilitar estas tarefas, com a vantagem de tornar os produtos resultantes mais suscetíveis à integração pelo uso de vocabulários em comum. Neste trabalho apresentamos evidências desta afirmação, apoiados em um estudo de caso, onde propúnhamos uma ontologia para ambientes colaborativos baseada na proposta MOrFEU e utilizando como referência uma ontologia de fundamentação.