Um Sistema Multiagente Distribuído para Gerenciamento de Redes de Computadores

Nome: Nelson dos Santos Junior
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 23/06/2003
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Orivaldo de Lira Tavares Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Davidson Cury Examinador Interno
Flávio Miguel Varejão Coorientador
Nizam Omar Examinador Externo
Orivaldo de Lira Tavares Orientador

Resumo: Atualmente, o ambiente computacional de muitas empresas é composto por uma grande variedade de componentes de hardware, software, sistemas operacionais, etc... Dependendo diretamente desse ambiente, existem muitas aplicações (sistemas) que as empresas usam para suportar seus principais negócios. O gerenciamento de redes de computadores é uma área responsável pela manutenção da disponibilidade e eficiência para esse ambiente. Essa área lida com tipos diferentes de componentes de hardware com tempos de utilizações variados e fornecedores diferentes, muitas vezes utilizando versões de softwares já desatualizadas ou ainda não consolidadas e sem a "onipresença" de especialistas experientes para resolverem os problemas.
Uma proposta é usar recursos computacionais para suprir a necessidade de atuação imediata e em todo o ambiente gerenciado. Estes recursos computacionais devem ter algumas características, tais como: autonomia para tomar ações (sem interferência de um especialista humano), onipresença (estar presente e ativo em todos os computadores e equipamentos 24 horas por dia) e reproduzir ações que especialistas humanos realizariam para gerenciar o ambiente com segurança.
Pretendemos nesse trabalho mostrar como melhorar a eficiência no gerenciamento de redes de computadores com a utilização de tecnologia baseada em sistemas multiagente. Um sistema multiagente foi desenvolvido de forma gradual para lidar com diferentes partes do ambiente computacional. Inicialmente, os experimentos foram realizados somente no ambiente Unix. Foi utilizada a metodologia GAIA para análise e projeto de sistemas baseados em agentes de Wooldridge, Jennings e Kinny. O foco de atuação do sistema é o de reproduzir atividades específicas de administradores humanos na gerência de redes de computadores.
Análises dos logs do experimento, coletados entre fevereiro de 2002 a maio de 2003, mostraram que o sistema multiagente tem evitado que importantes sistemas financeiros e produtivos sofram interrupções ou tenham seu tempo de resposta comprometido, bem como tem ajudado que procedimentos de backups não sofram anormalidades.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910