CONCEPÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS PARA APOIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA

Nome: VITOR FAIÇAL CAMPANA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/06/2009
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CREDINE SILVA DE MENEZES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CREDINE SILVA DE MENEZES Orientador
DAVIDSON CURY Examinador Interno
ORIVALDO DE LIRA TAVARES Coorientador
ROSANE ARAGÓN DE NEVADO Examinador Externo
SANTINHO FERREIRA DE SOUZA Examinador Externo

Resumo: A utilização da telemática no contexto educacional já se tornou algo necessário para que haja um bom processo de ensino-aprendizagem. Esta dissertação apresenta a elaboração de recursos digitais para apoiar as atividades desenvolvidas nas escolas de ensino fundamental da rede municipal de Vitória-ES, de modo a facilitar e aumentar as interações entre estudantes e educadores, entre os próprios educadores e entre os estudantes, procurando fazer com que os estudantes assumam uma postura mais ativa na construção de seu conhecimento. Muito mais que um simples website para a escola piloto, foram construídos recursos digitais para auxiliar o trabalho dos educadores em suas atividades e promover melhorias na realização de projetos pedagógicos desenvolvidos na escola piloto. A especificação de requisitos dos recursos digitais desenvolvidos foi feita segundo uma abordagem etnográfica para atender as necessidades reais dos indivíduos que vivenciam esse ambiente escolar.

ABSTRACT

The use of telematics in the educational context has become something that needed to be a good teaching-learning process. This dissertation presents the development of digital resources to support activities in schools of basic education of the municipal system of Vitória-ES, to facilitate and enhance interactions between students and educators, among the educators and among students, seeking to that students take a more active in building their knowledge. Much more than a simple website for a pilot school were constructed digital resources to assist the work of educators in their activities and promote improvements in the implementation of teaching projects developed in pilot school. The specification of requirements of digital resources has been developed using an ethnographic approach to meet the real needs of individuals who experience the school environment.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910