UMA ABORDAGEM DE DESENVOLVIMENTO BASEADA EM MODELOS DE ARQUITETURA ORGANIZACIONAL DE TI: DA SEMÂNTICA AO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Nome: PAULO SERGIO DOS SANTOS JUNIOR
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 16/12/2009
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GIANCARLO GUIZZARDI Co-orientador
JOÃO PAULO ANDRADE ALMEIDA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GIANCARLO GUIZZARDI Coorientador
JOÃO PAULO ANDRADE ALMEIDA Orientador
LUCINEIA HELOISA THOM Examinador Externo
RICARDO DE ALMEIDA FALBO Examinador Interno

Resumo: O gerenciamento das organizações é uma tarefa que envolve um nível de complexidade significante, uma vez que agrega diversos domínios de conhecimento (incluindo processo de negócios, tecnologias da informação e infra-estrutura). Para que seja possível analisar como esses fatores estão interconectados entre si e como a priorização de um deles pode ocasionar a postergação de outro, a utilização de uma Arquitetura Organizacional de TI (Enterprise Architecture) torna-se necessária.
Através de uma Arquitetura Organizacional de TI é possível: (i) capturar a essência e as evoluções do negócio e dos sistemas de informação presentes na organização; e (ii) realizar de maneira mais eficaz e menos onerosa o alinhamento entre tecnologia da informação e os processos de negócios pertencentes a uma ou mais organizações.
Diversas abordagens de Desenvolvimento Orientado a Modelos utilizam os modelos que representam as Arquiteturas Organizacionais de TI para o desenvolvimento de sistemas computacionais. Porém, a grande maioria das abordagens não permite que o projetista do sistema (i) explore a riqueza semântica dos diversos modelos da Arquitetura Organizacional de TI (além dos modelos de processos de negócio), (ii) parametrize transformações pré-definidas nessas abordagens para adequar as transformações ao sistema sendo desenvolvido; e (iii) divida o processo de desenvolvimento em etapas independente e dependente de plataforma.
Este trabalho propõe uma nova abordagem de Desenvolvimento Orientado a Modelos que visa mitigar estas limitações do estado-da-arte, através de transformações parametrizadas que exploram a riqueza semântica dos modelos das Arquiteturas Organizacionais de TI. Adicionalmente, a abordagem propõe uma divisão clara das etapas independente e dependente de plataforma.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910