Um Ambiente para Rede Social de Notícias
Nome: EDUARDO ROCHA MONTEIRO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/06/2009
Banca:
Nome | Papel |
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CREDINE SILVA DE MENEZES | Examinador Interno |
DAVIDSON CURY | Examinador Interno |
ORIVALDO DE LIRA TAVARES | Orientador |
ROSANE ARAGÓN DE NEVADO | Examinador Externo |
SANTINHO FERREIRA DE SOUZA | Examinador Externo |
Resumo: As páginas da Internet de 10 anos atrás são muito diferentes das atuais. O conjunto de transformações estimuladas por esta evolução e tão nítido que a ele foi atribuído um nome web 2.0. Uma transformação desse conjunto, em particular, merece uma atenção
especial: a do comportamento do usuário perante a internet. Se antes ele era um mero consumidor de informação, atualmente ele participa ativamente da construção de conteúdo na internet, criando e avaliando informações.
Além disso, o usuário também passou a utilizar a internet para se socializar com amigos, familiares, colegas ou qualquer outra pessoa. Tal cenário estimulou o desenvolvimento de novas tecnologias para apoiar a coletividade na web. Nesse contexto, uma categoria de espaços virtuais destaca notavelmente atualmente são as chamadas redes sociais virtuais. Redes sociais virtuais são espaços que incluem uma estrutura feita por indivíduos e organizações conectados por um ou mais tipos de interdependência, como de valores, de visões, de idéias, de amizade ou comercial.
As redes sociais virtuais são sites onde sistemas de recomendação são extremamente convenientes. Isso se deve ao fato de que, nas redes sociais, e possível realizar recomendações valiosas considerando um círculo de indivíduos relacionados com o usuário. O valor dessas recomendações se destaca ainda mais porque, para o usuário, um dos maiores problemas do conteúdo disponível, é a sua falta de confiabilidade.
Este trabalho realizou um estudo sobre o estado da arte sobre as novas tecnologias da internet, das redes sociais virtuais, sobre os sistemas de recomendação e sobre os agregadores de notícias sociais, com o objetivo de criar uma rede social virtual que permite a publicação de conteúdo por qualquer pessoa, e contendo alguns tipos de filtragem colaborativa preconizadas pela ciência dos sistemas de recomendação, para facilitar ao usuário encontrar conteúdo que lhe interessa.
O Sistema foi criado e batizado de RSN, Rede Social de Notícias. Seu desenvolvimento está aqui relatado, bem como as telas do protótipo construído.