TEA HelpBot - Assistente Pedagógico Conversacional no Ensino de Matemática para Estudantes com Autismo
Nome: DELMA ASSIS DOS SANTOS BARBOZA
Data de publicação: 19/03/2025
Banca:
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Papel |
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ALBERTO FERREIRA DE SOUZA | Examinador Interno |
CREDINÉ SILVA DE MENEZES | Examinador Externo |
DAVIDSON CURY | Coorientador |
LUCIA CATABRIGA | Presidente |
Resumo: A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar
representa um desafio significativo, especialmente no ensino de matemática, que exige
habilidades cognitivas frequentemente comprometidas nesses alunos. Neste contexto, este
estudo apresenta o TEA HelpBot, um Assistente Pedagógico Conversacional (APC)
baseado em Inteligência Artificial (IA) generativa, projetado para apoiar estudantes
com autismo no aprendizado da disciplina de matemática nas séries finais do Ensino
Fundamental. Implementado em uma Arquitetura Pedagógica especializada e integrado ao
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, foi desenvolvido com base em diretrizes
de acessibilidade e metodologias pedagógicas inclusivas, com um design que enfatiza a
interação textual adaptada, evitando respostas diretas e incentivando a autonomia dos
alunos.
A pesquisa combinou um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) sobre acessibilidade
para estudantes com TEA em ambientes web com a implementação de um protótipo
funcional. O TEA HelpBot foi concebido seguindo diretrizes encontradas na literatura
para linguagem textual acessível. Testado com 13 estudantes com autismo, sua interação
foi avaliada por métricas de eficiência nos diálogos e pela percepção dos participantes
sobre a experiência de uso.
Os resultados indicaram que a interação com o TEA HelpBot aumentou a taxa de respostas
corretas, reduziu perguntas sem resposta e proporcionou um ambiente de aprendizado
mais acessível e inclusivo. A análise qualitativa dos feedbacks revelou que os estudantes
se sentiram mais à vontade ao interagir com o assistente, reforçando a importância de
soluções digitais adaptadas para o TEA. Conclui-se que APCs acessíveis podem contribuir
significativamente para a inclusão digital e pedagógica de estudantes com necessidades
educacionais especiais. Esse estudo reforça o papel da IA como uma ferramenta inclusiva
no ensino.