Robotim: Aprendizado Lúdico e Avaliação de Desempenho em um Jogo Multidisciplinar para a Educação

Nome: LUCAS RIOS ESCÓSSIA DE OLIVEIRA

Data de publicação: 04/12/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DAVIDSON CURY Examinador Interno
EDUARDO FILGUEIRAS DAMASCENO Examinador Externo
LUCIA CATABRIGA Presidente

Resumo: O ensino tradicional pode ser enriquecido com abordagens mais lúdicas e envolventes. Esta
pesquisa tem como objetivo explorar a criação de um jogo educacional multidisciplinar,
competitivo e divertido abrangendo várias disciplinas com o objetivo de auxiliar na
construção do conhecimento de alunos do ensino fundamental. Assim, nasceu o Robotim,
realçando a importância, atratividade e eficácia do jogo como ferramenta de aprendizagem.
Além disso, uma plataforma foi desenvolvida para permitir que os professores acompanhem
o desempenho dos alunos, transformando um jogo educacional divertido em uma ferramenta
poderosa que ajuda os professores a mensurar o progresso de aprendizagem de seus alunos.
Experimentos de aplicação do Robotim foram conduzidos em escolas de ensino fundamental.
Os testes revelaram resultados concretos, evidenciando sua excelente recepção tanto por
alunos quanto por professores. O jogo obteve uma classificação de qualidade excelente
segundo o modelo de qualidade MEEGA+. Além disso, a plataforma de dados revelou-se
uma ferramenta valiosa para adaptar o ensino às necessidades individuais dos alunos.
Ficando claro que a interação entre o jogo educacional e a plataforma de dados não apenas
beneficia os alunos, mas também os professores.

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