Um ambiente inteligente para compartilhamento de experiências pedagógicas
Nome: SÍDNEI SANTANA CARNEIRO
Data de publicação: 14/07/2023
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ALBERTO NOGUEIRA DE CASTRO JÚNIOR | Examinador Externo |
CREDINE SILVA DE MENEZES | Presidente |
DAVIDSON CURY | Examinador Interno |
Resumo: Com o avanço da internet, das redes sociais, da inteligência artificial e dos
dispositivos computacionais, a humanidade se tornou conectada como nunca antes.
Porém, na maioria das vezes as pessoas apenas consomem conteúdo pouco
significativo em termos de conhecimento, sugerido por sistemas de inteligência
artificial que têm como objetivo manter o usuário entretido e clicando em anúncios
pagos, visando principalmente o lucro e não necessariamente um benefício real
para esses usuários. Este projeto visa o desenvolvimento de um ecossistema que
utiliza recursos de sistemas inteligentes para fomentar comunidades de prática no
contexto de desenvolvimento contínuo de professores, ou seja, comunidades que
reúnem grupos de professores interessados em determinado tema de conhecimento
para propor e testar inovações, trocar experiências e evoluir juntos, tanto
academicamente quanto profissionalmente.
O desenvolvimento contínuo dos professores para a sociedade é fundamental para
garantir que os alunos recebam a educação de qualidade que eles precisam para
ter sucesso e melhorarem a sociedade. O desenvolvimento contínuo permite que os
professores mantenham-se atualizados sobre novas tecnologias, ferramentas e
métodos de ensino, além de estarem informados sobre as principais tendências e
desafios da sua própria área e da sociedade. Isso se traduz em professores mais
preparados para lidar com os desafios da educação moderna e fornecer aos alunos
o melhor ensino possível.
Nesse sentido, foi criado um ambiente virtual que visa fomentar comunidades de
prática como uma ferramenta para ajudar professores a continuarem aprendendo e
se desenvolvendo, ao compartilharem ideias, experiências e recursos, além de
fornecer oportunidades para o desenvolvimento profissional contínuo. Segundo um
estudo publicado na revista Teachers and Teaching: Theory and Practice, as
comunidades de prática fornecem um contexto para a aprendizagem informal e
colaborativa, em que os professores podem se engajar em discussões significativas
com seus colegas e compartilhar experiências práticas (Yoon, 2007). Isso pode ser
particularmente importante em um ambiente de ensino em constante mudança,
como é o caso atualmente.